Plenária das (os) aposentadas (os) realizada com sucesso

20160823_153502

A APLB-Sindicato, através do seu Departamento de Aposentada (o)s, realizou na tarde de terça-feira, 23 de agosto, no auditório do Sindicato dos Comerciários, uma plenária com trabalhadores aposentados da Educação. Foi um momento de confraternização e também de debate sobre a atual conjuntura política do país e do município de Salvador.

Durante o evento foram abordados os seguintes pontos: mensagem de Realinhamento de Salário da Rede Estadual; PLP 257/2016, Campanha de Mobilização das redes estadual e municipais; eleições municipais e a Semana Comemorativa do Dia Internacional e Nacional de Idosa/o.

Diretores da APLB-Sindicato estiveram presentes fomentando as discussões. A diretora Luzia Gomes de Freitas deu informes de encaminhamentos e chamou a atenção para a importância da unidade e mobilização dos trabalhadores aposentados.

Em seguida, o professor Rui Oliveira participou da abertura e falou sobre o projeto de lei que alterou a estrutura remuneratória do magistério, recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa, que corrige os valores da tabela salarial e também assegura a retroatividade para abril de 2016, valendo para professores e coordenadores pedagógicos em atividade e os que se aposentaram na estrutura da carreira. Ele destacou que esta conquista se deve à combatividade e luta da APLB-Sindicato pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional e a valorização dos profissionais da educação.

A professora Marilene Betros, coordenadora-geral em exercício da APLB, fez uma abordagem sobre a conjuntura política nacional e local e destacou a importância dos trabalhadores garantirem representatividade tanto na prefeitura como nas casas legislativas, nas próximas eleições municipais, elegendo candidatos que estejam sintonizados com os anseios e demandas da categoria.

A diretora Gercyjalda Rosa também falou à plenária, saudando os presentes e conclamando a todos a estarem juntos com a direção da APLB-Sindicato na luta por educação de qualidade e valorização de todos os educadores, ativos e aposentados.

O sindicalista Ailton Araújo, secretário-geral da CTB/BA, também participou do encontro e falou sobre os impactos do PLP 257, de iniciativa do Poder Executivo Federal, em tramitação no Congresso, que propõe uma política de ajuste fiscal e controle de gasto, de redução do tamanho e do papel do estado e estímulo à privatização. O sindicalista alertou que o PLP 257 impõe o corte de direitos dos servidores públicos, principalmente dos aposentados. Ele disse ainda que o resultado será a ampliação da terceirização, privatizações, corte de investimentos, cancelamento de concurso público.

O dirigente da CTB externou repúdio ao golpe contra a democracia em curso no Brasil e disse que o PLP 257 e outros projetos defendidos pelo governo interino, como a PEC 241/2016, que propõe um novo regime fiscal para o país, estipulando um teto para os gastos sociais e que congela os valores destinados às pastas da área por 20 anos, vão exigir uma ampla mobilização e articulação dos movimentos sociais e sindical, caso contrário, haverá um imenso retrocesso social no país.

Fotos: Getúlio Lefundes

Plenária dos Aposentados,23-08-16-GL nos Comeciários, (24) Plenária dos Aposentados,23-08-16-GL nos Comeciários, (11)

Plenária dos Aposentados,23-08-16-GL nos Comeciários, (15)  20160823_153545

Plenária dos Aposentados,23-08-16-GL nos Comeciários, (10)

Notícias anteriores
Atenção: o Sindicato dos Comerciários é vizinho à APLB-Sindicato, na Rua Francisco Ferraro, ao lado do Colégio Central.
 Pauta:

Mensagem de Realinhamento de Salário da Rede Estadual

Roda de Conversa sobre o PLP 257/2016

Campanha de Mobilização das redes estadual e municipais

Eleições municipais

Semana Comemorativa do Dia Internacional e Nacional de Idosa/o