RESULTADO DA REUNIÃO ENTRE A APLB, A SMED E O FORUM DE GESTORES

MUDANÇA NAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS

Em reunião entre a SMED, a direção da APLB e o FORUM de Gestores, marcada pela APLB-Sindicato, realizada na quarta-feira, 27, foi debatida a situação dos funcionários da área administrativa das escolas da rede municipal, em face da mudança das empresas terceirizadas que prestam serviços à PMS.

Após a discussão, a APLB encaminhou ofício à SMED, solicitando a manutenção dos funcionários que já atuam nas diversas escolas da rede, através da contratação dos mesmos pela nova empresa que irá absorver o contrato.

A preocupação da APLB-Sindicato quanto à recontratação e permanência dos funcionários nas unidades escolares em que estão trabalhando, é no sentido de garantir a continuidade do bom atendimento à comunidade.

No documento, a APLB destaca que os serviços de secretaria envolvem o zelo, a guarda e o sigilo dos documentos escolares, assim como a organização, a coordenação e a fiscalização dos serviços de arquivos, o mantimento da escrituração, da correspondência escolar e os registros dos resultados de avaliação dos alunos atualizados.

As reivindicações levam em consideração, entre outros motivos que:

•  Há mais de 25 anos não há realização de concurso público para funcionários de carreira na área administrativa das escolas da rede municipal de Salvador;
  •  A prática adotada para cobrir esta carência foi a de terceirizar, o que tornou o trabalho do funcionário administrativo terceirizado essencial na vida de toda a comunidade escolar;
  •  Os funcionários administrativos terceirizados há algum tempo adquiriram competências, capacidade e confiança para tal função, sendo indispensáveis para a escola, principalmente neste momento: término do ano letivo, véspera de matrícula e proximidade do novo ano letivo, que em 2014 iniciará mais cedo em razão da Copa do Mundo.