TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE SALVADOR ELEVAM IDEB DO MUNICÍPIO!

O CRÉDITO É DOS EDUCADORES E ALUNOS!

A APLB-Sindicato parabeniza os educadores pelo resultado no IDEB alcançado pelas escolas da rede municipal de Salvador. Esta vitória com certeza deve ser creditada aos profissionais da educação da rede. Este é o resultado da busca persistente pela excelência desses companheiros, aliada à luta pela melhoria das condições de trabalho, contra a imposição de pacotes pedagógicos inadequados a nossa realidade e pela valorização, através da Carreira e remuneração digna.

Mesmo enfrentando as condições de trabalho adversas, os educadores municipais conseguem cumprir o seu papel de mediar os conhecimentos, na perspectiva de tornar seus alunos cidadãos sujeitos de direito. Luta esta,  liderada pela APLB-Sindicato, legítima representante da categoria,sempre na defesa da educação de qualidade para tornar Salvador uma Cidade Educadora.

Vale destacar que a evolução positiva dos números do IDEB desde 2007 mantém relação direta com os programas sociais implementados pelos governos Lula e Dilma, destacando-se o Bolsa Família, que impõe a presença do aluno na escola e a atualização do Cartão de Vacina e o Prouni, que garantiu acesso da população à formação superior. E pais que tem acesso à formação se preocupam mais com a educação dos filhos.

Apesar do avanço não podemos esquecer que a educação do nosso município ainda está aquém do que entendemos por educação de qualidade socialmente referenciada. A isto, devemos responsabilizar as administrações municipais que nunca trataram e nem tratam a educação como prioridade, inclusive, o oitavo e nono ano não alcançaram a meta.

Os profissionais da Educação fazem a sua parte! Buscam a formação continuada para o seu aprimoramento profissional, por iniciativa própria. Este investimento não tem encontrado retorno por parte da administração municipal que não tem publicado os processos de mudanças de nível dos educadores e, consequentemente, o aumento da remuneração. Além disso, não garante outras vantagens a esses profissionais pela participação em cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Como “premio” ao bom desempenho dos educadores e dos seus alunos, a atual gestão municipal oferece seu “reconhecimento” apresentando reajuste salarial de 0% (zero por cento), não cumprindo integralmente o Plano de Carreira, não universalizando a reserva da jornada de trabalho que foi conquistada com luta, não liberando as licenças para aprimoramento, dentre outras questões.

A situação ficará mais grave com o governo golpista de Temer, aliado do atual gestor municipal, que já está com a caneta da mão para atacar os direitos dos trabalhadores, inviabilizar os financiamentos para a Educação, especialmente os recursos provenientes do pré-sal, acabar com o Piso Salarial Profissional do Magistério, acabar com a aposentadoria especial, dentre outras medidas maléficas.

Agora, mais do que nunca, a força e a unidade da categoria tem que ser a arma que precisa estar apontada contra os golpistas que rasgaram a Constituição Federal,  a CLT,  fragilizaram a democracia e o Estado Democrático de Direito.

VIVA OS EDUCADORES MUNICIPAIS!

FORA TEMER!