Pesquisa de professor da rede estadual concorre a prêmio de melhor tese de educação do Brasil

Danilo Bandeira dos Santos Cruz, professor da rede estadual e ex-aluno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), está conquistando reconhecimento nacional por sua contribuição na área da educação. Com uma grande trajetória acadêmica e profissional, Danilo foi indicado ao prestigiado Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil na área de Educação, também conhecido como o “Oscar” da ciência brasileira.
Trajetória Acadêmica e Profissional
Danilo Bandeira é natural de Vitória da Conquista e atualmente reside em Cândido Sales, onde exerce suas atividades de docência no Colégio Estadual de Tempo Integral local. Sua paixão pela educação o levou a buscar aprimoramento acadêmico, graduando-se em Licenciatura em Geografia e posteriormente concluindo o mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade na UESB. Mais tarde, obteve o título de Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Além de sua atuação como educador, Danilo também contribuiu significativamente como Secretário de Educação em Cândido Sales, demonstrando um compromisso sólido com o desenvolvimento e aprimoramento do sistema educacional em sua região.
A tese resultou, entre outras coisas, na publicação do livro De Freire a Lemann: atuação político-ideológica da Undime na conformação da educação brasileira (em editoração pela editora Lutas Anticapital), com previsão de lançamento no próximo mês de maio.
Reconhecimento Nacional
O destaque de Danilo Bandeira veio com a premiação de sua tese como a melhor pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no ano de 2023. Sua pesquisa, que analisa a influência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nas políticas educacionais brasileiras, foi considerada uma contribuição significativa para o campo da educação.
A tese de Danilo estabelece uma análise profunda das relações entre as esferas econômica, política e educacional, destacando como a atuação da Undime influencia a distribuição de recursos públicos, com implicações para instituições de ensino privadas.
Contribuição para a Educação Brasileira
O estudo de Danilo Bandeira é um marco na compreensão das dinâmicas políticas que moldam o cenário educacional brasileiro. Ao investigar o período de 1980 a 2023, marcado pelo avanço do neoliberalismo, Danilo utiliza conceitos de autores como Gramsci, Marx e Engels para embasar sua análise crítica. A publicação dos resultados de sua pesquisa em formato de livro, prevista para maio deste ano, promete ampliar ainda mais o alcance de suas descobertas e contribuir para o debate acadêmico sobre políticas educacionais no país.
Prêmio Capes: Reconhecimento da Excelência Acadêmica
A indicação de Danilo Bandeira ao Prêmio Capes é um reconhecimento merecido de sua dedicação e excelência acadêmica. O Prêmio Capes de Tese destaca os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, considerando critérios como originalidade, relevância e contribuição para o desenvolvimento científico e social do país.
A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em dezembro de 2024, e a expectativa é grande para que Danilo represente não apenas a Bahia, mas todo o Brasil, na conquista deste importante reconhecimento. Em meio a um cenário de desafios e transformações na educação brasileira, o trabalho de pesquisadores como Danilo Bandeira desempenha um papel fundamental na busca por soluções inovadoras e inclusivas para o sistema educacional do país. Sua dedicação e compromisso inspiram não apenas seus colegas de profissão, mas toda uma geração de educadores e pesquisadores comprometidos com o avanço da ciência e da educação no Brasil.
Confira abaixo os documentos oficiais da Universidade Federal de Santa Catarina, incluindo a ATA com a indicação da melhor pesquisa do ano de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Educação. Na ocasião, foram defendidas 36 teses de doutorado e destas, 9 foram indicadas ao prêmio. Entre as 9, a do professor Danilo foi selecionada e agora concorre ao Grande Prêmio Capes de Tese, edição 2024.