Trabalhadores da Educação de Capim Grosso decretam greve em toda a rede de ensino; categoria luta pelo cumprimento do piso e contra PL que desmonta carreira

Trabalhadores da Educação no município de Capim Grosso-Ba decretaram greve nesta terça-feira (22/03) em toda rede de ensino do município. A categoria luta contra os ataques da gestão à área de ensino. Segundo os educadores, o executivo municipal se recusa a negociar às reivindicações da classe e em janeiro enviou à Câmara Legislativa local o Projeto de Lei 258/2022, que reduz gratificações e propõe reajuste do piso em valor inferior ao autorizado por lei, de 33,24%.

“A APLB-Núcleo Capim Grosso está em movimento desde dezembro de 2021, onde lutamos pelo rateio das sobras do FUNDEB, o cumprimento do piso e diversas outras pautas que o prefeito se nega a discutir.  De início, a gestão dizia que não havia recursos para dividir. No entanto, a auditoria nas contas do município, encomendada pela APLB, identificou mais de R$ 3 milhões de sobras do FUNDEB. Agora a administração vem com um PL que representa o fim da nossa carreira de docentes. Além disso, temos uma pauta de pelo menos 15 pontos esperando a disponibilidade do executivo para discutir conosco”, disse Raquel Matildes Lima, coordenadora do Núcleo.

De acordo Matildes, no texto proposto pelo gestor os reajustes desses servidores terão percentuais diferenciados e menores, desrespeitando níveis e classes de cada um.  Ainda ontem a diretora executiva da APLB, Hércia Azevedo, acompanhou a mobilização dos educadores no município, dando suporte às atividades.

Fotos: Roberval Canário