SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DA BAHIA QUER EXTINGUIR O ÚNICO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SALVADOR

O Centro Estadual de Educação Magalhães Netto (CEA), há 42 anos atuando na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no momento, é o único Centro de Educação em Salvador que trabalha exclusivamente ofertando, nos três turnos, todas  as modalidades da EJA nos níveis Fundamental e Médio, Comissão Permanente de Avaliação (CPA), bem como regularização de vida escolar e equivalência de estudos para estrangeiros. Além disso, certifica candidatos de ENEM e ENCCEJA. Comprovadamente é o maior em atendimento de liminares e demais certificações acima citada. Atende a escolarização dos alunos do CAP, Associação de  Cegos da Bahia e CEEBA.

O CEA realiza atendimento especializado a estudantes com necessidades especiais – cegos, com baixa visão e com deficiência intelectual em diversos níveis, em sala multifuncional para atendimento qualificado.

A comunidade escolar foi tomada de surpresa, após ter sido comunicada pela Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC) de que o CEA será extinto em 2019, argumentando redução de custos na área da Educação. A informação foi dada em reunião realizada no dia 13 de novembro, com a participação de gestores do CEA, representantes do Colegiado Escolar e SEC.

Os estudantes do CEA, comovidos e impactados, dirigiram-se à direção e aos docentes exigindo providências contra a extinção da escola.

Diante disso e da importância do CEA para os sujeitos da EJA, a direção, o corpo docente da Instituição, parceiros, líderes comunitários e representantes da APLB-Sindicato, reunidos, em 14 de novembro, decidiram se manifestar, tornando pública a luta em defesa da identidade do CEA, construída ao longo dos seus 42 anos de existência, e administrada por um corpo de gestores, coordenadores e professores experimentados e com grande capital intelectual em EJA.

Vale ressaltar que o CEA é fonte de estudo e pesquisa para o MPEJA da UNEB com os residentes e preceptores, atuando na Educação Especial e nas demais modalidades. É campo de estágio para os estudantes da UFBA, da Faculdade Visconde de Cairu, da Dom Pedro II e da Faculdade da Cidade.

Nesse sentido, manifestamos a defesa do Centro Estadual de Educação Magalhães Netto (CEA), a fim de garantir a oferta da Educação de Jovens e Adultos, valorizando a educação inclusiva, gratuita e de qualidade, conforme disposto no inciso I do artigo 208 da Constituição.

Veja a página do CEA no facebook: