Retorno presencial: “Estamos preocupados com salas lotadas e vamos denunciar ao MP para que tome providências”, diz Rui Oliveira ao TRBN

Começa hoje, segunda (7), às aulas de forma 100% presencial em todas as unidades de ensino da rede pública estadual. Neste retorno, será obrigatória a apresentação do cartão de vacina, na portaria das escolas, para os estudantes maiores de 18 anos. A regra também é válida para a comunidade escolar que deseja ter acesso às unidades de ensino, atendendo ao decreto governamental que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais.

A APLB-Sindicato diz que está preocupada com o número de casos positivos com a variante ômicron, principalmente em Salvador, e já enviou pedido ao estado para que as aulas possam ocorrer de forma híbrida.

“Já conversamos com o secretário da Educação na última sexta à noite e ele disse que vai observar a situação. Muitas escolas do interior já transferiram as aulas para o dia 21. Aqui em Salvador é uma tragédia anunciada colocar para aglomerar milhares de estudantes, tanto na Rede Municipal como Estadual.  Estamos preocupados com aglomerações, salas lotadas  e vamos denunciar ao Ministério Público para que tome providencias”, diz o coordenador Geral da APLB- sindicato Rui Oliveira.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), a medida de exigir cartão vacinal é mais uma forma de prevenir a disseminação do coronavírus, que vai contar também com o uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, conforme os protocolos de biossegurança.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da (SEC) Manoel Calazans, ressalta a importância de todas as pessoas, independente da idade, seguirem as recomendações dos órgãos de Saúde e entidades científicas na atualização da carteira de vacinas.  “A escola precisa reforçar e destacar a importância de acreditar na vacina e na ciência. Os estudantes que não estiverem vacinados poderão ter acesso à escola, porém vamos fazer um trabalho educativo sobre a importância da vacinação com toda a comunidade. Esperamos que as famílias que ainda não foram vacinadas sejam sensibilizadas com a importância do ato”.