RESULTADO DA REUNIÃO REALIZADA HOJE (02/4) ENTRE A APLB E A SMED PARA TRATAR SOBRE OS PROCESSOS DE LIBERAÇÃO PARA APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

Dando continuidade ao cumprimento do acordo, a APLB-Sindicato esteve em reunião durante toda a manhã de hoje (02/04) com a comissão que analisa e dá parecer nos processos de liberação para aprimoramento profissional.
As discussões mais conflitantes foram em relação aos cursos feitos fora do país e que não tenham avaliação e credenciamento, como os cursos avaliados e credenciados pelo MEC e CAPES.
Após discussões e encaminhamentos para solução, foram definidos os seguintes passos:
1. A ausência de substituto não será impedimento para o aperfeiçomento profissional;
2. Liberar os processos dos profissionais que já estão fazendo curso de aprimoramento no Brasil, dentro dos critérios previstos em Lei;
3. Discutir critérios para liberação dos processos de professores que fazem aprimoramento fora do país;
4. Resgatar todos os processos que já foram arquivados por indeferimento e que se encontram na SEMGE para reanálise. Para tanto, estamos pedindo antecipadamente a todos que estão nesta situação, que entrem imediatamente com pedido de reconsideração dos seus processos e dêem entrada no protocolo da SMED.
 Foi marcada nova reunião da comissão na segunda-feira, dia 8/4, para dar continuidade aos encaminhamentos. Esta mesma comissão terá reunião também com o secretário da educação, para que os critérios sejam transformados em portaria, com vistas a orientar professores e coordenadores pedagógicos sobre a questão.