REDE MUNICIPAL – SALVADOR: NOTA DA APLB SOBRE CORTES NOS SALÁRIOS

ABSURDO é a palavra que descreve o corte nos salários de professores (as) da rede municipal de ensino de Salvador, que denunciaram o fato à APLB-Sindicato. Foram cortes de valores altos na folha. Temos professoras (es) que receberam apenas R$ 150, R$300.

Ao saber do ocorrido, imediatamente, a direção do sindicato cobrou explicações da SMED que, por sua vez, relatou:

1. Sobre a Gratificação de Otimização e o RDT: As escolas não conseguiram enviar a programação dos professores antes do fechamento da folha, tanto sobre o número de turmas, quanto sobre o RDT para ampliar a jornada de 20h para 40h;

2. Sobre as férias dos professores REDA que recebem no mês de fevereiro: É a SEMGE que processa esse pagamento.

A SMED também informou que o Tribunal de Contas do Município manifestou-se contra o pagamento da otimização e RDT, sem que houvesse a programação da carga horaria dos professoras (es).

ESTAMOS CANSADAS(OS) DE TANTO ERRO NA FOLHA DE PAGAMENTO DA CATEGORIA!

Não aceitaremos mais o que podemos chamar de falta de respeito, pois não é a primeira vez que ocorre.

A SMED precisa mudar o sistema de confecção da folha de pagamento, de modo que erros não aconteçam novamente!

A direção da APLB-Sindicato esteve em contato com o secretário de Educação e cobrou uma solução, urgente, para esta situação.

FICOU ACORDADO:

1. FÉRIAS DOS PROFESSORES REDA: A SEMGE deverá processar e pagar, imediatamente, em folha complementar a todos(as) os(as) professores(as) que completaram 12 meses no mês de fevereiro;

2. REGIME DIFERENCIADO DE TRABALHO – RDT: Foi solicitado à gestão escolar de toda a rede que informasse sobre os(as) professores(as) que permaneceriam com RDT, antes do fechamento da folha. Aqueles que não encaminharam foram os que tiveram a suspensão. A SMED está cobrando o envio, por parte dos gestores para, assim, pagar em folha complementar;

3. GRATIFICAÇÃO DE OTIMIZAÇÃO: Do mesmo modo, a gestão escolar precisa, urgentemente, fazer a programação da carga horária dos professores para que sejam pagos na folha do próximo mês, os valores do mês de fevereiro e março;

A APLB-SINDICATO TAMBÉM COMBINOU COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO A REALIZAÇÃO DE UMA REUNIÃO PARA DISCUTIR UMA SOLUÇÃO A FIM DE CORRIGIR OS ERROS OCORRIDOS NOS PAGAMENTOS DOS SALÁRIOS DOS(AS) TRABALHADORES(AS) EM EDUCAÇÃO.

ESTAMOS JUNTAS(OS) NA LUTA!