Rede Municipal de Salvador – Confira como foi a reunião sobre os CMEI

Foto externa feita por Wilson Lopes, em 27/09/2009

Foto interna feita por Manoel Porto, em 02/06/2010

Reunião realizada nesta quinta-feira, 4 de novembro

Durante a manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, a diretora da APLB-Sindicato, professora Elza Melo, acompanhada de um grupo de professores, esteve reunida com o sub-secretário da Educação, professor Eliezer Cruz, para tratar do funcionamento dos CMEI, comprometido em consequência da greve dos funcionários terceirizados. A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Secult).

No curso da discussão ficou evidenciado que o Executivo Municipal precisa buscar formas de não mais atrasar os salários dos funcionários terceirizados pela questão da própria sobrevivência dos trabalhadores, assim como, não subtrair o direito à educação as crianças.

A APLB-Sindicato reafirmou a necessidade de o Executivo Municipal realizar concurso público, pois só assim terminará com a enorme carência existente de pessoal administrativo no quadro de carreira da Secult e assim garantirá o pleno funcionamento, não só dos CMEI, mas de todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino Público de Salvador.

A reunião foi concluída com os seguintes compromissos e encaminhamentos:

1 – Serão depositados os salários na FASEC referentes aos meses de setembro e outubro, até o 5º dia útil desse mês, ou seja, na próxima segunda-feira, 8 de novembro. O pagamento dos funcionários ocorrerá no dia seguinte, 9 de novembro;

2 – A SECULT criará um dispositivo administrativo orçamentário, a fim de normalizar o pagamento dos funcionários terceirizados;

3 – Um mecanismo administrativo está sendo viabilizado para que os CMEI recebam repasses de recursos, a fim de viabilizar o seu funcionamento pleno;

4 – Diante das paralisações dos funcionários terceirizados que atuam nos CMEI e da impossibilidade do funcionamento adequado dessas unidades de ensino, os professores estão desobrigados a desenvolver as suas atividades normais em sala de aula.

Notícias anteriores

DIRETORIA DA APLB-SINDICATO SE REÚNE COM OS PROFESSORES DOS CMEI

Durante a tarde desta quarta-feira, 27 de outubro, os professores que atuam nos CMEI reuniram-se na APLB-Sindicato para discutir o não funcionamento dessas unidades de ensino em função da greve dos trabalhadores terceirizados.

Foram diversos os depoimentos feitos pelas representantes das escolas que estavam presentes nessa reunião não só em função da falta de pessoal, mas, também, das condições internas e externas em que se encontram os prédios escolares.

Os encaminhamentos aprovados foram os seguintes:

1.                                                     As escolas que estão trabalhando em tempo parcial, sem pessoal para fazer a limpeza e higiene, assim como a merenda, não devem mais continuar funcionando dessa forma. Para tanto, é necessário conversar com os pais – já que estes estão cumprindo o papel de merendeira e serviços gerais – para que se unam a nós e não cumpram as tarefas dos trabalhadores que estão em greve;

2.                                                     A APLB estará nesta quinta-feira, 28 de outubro, encaminhando uma representação ao Ministério Público solicitando providências imediatas sobre essa situação;

3.                                                     Os professores devem elencar todos os problemas existentes nas suas unidades de ensino e encaminhar para o e-mail imprensa@aplbsindicato.org.br o mais urgente possível a fim de elaborarmos dossiê a ser entregue na Secretaria, Ministério Público e imprensa;

4.                                                     Reunião entre a SECULT e a APLB-Sindicato acompanhada de uma comissão de professores no dia 4 de novembro, quinta-feira, às 9 horas, para discutirmos os problemas do CMEI e a normalização do funcionamento dessas unidades de ensino.

PARA TODOS, DESEJAMOS UM BOM FERIADÃO E QUE NO DOMINGO TODOS VOTEM, POIS O DESTINO DO NOSSO PAÍS DEPENDE TAMBÉM DE NÓS. POR ISSO, VAMOS DIZER NÃO AO RETROCESSO E SIM A CONTINUIDADE DAS MUDANÇAS.

27 de outubro de 2010

Professora Elza Melo

====================================================================================================

Notícias anteriores

Companheiras e companheiros dos CMEI

A APLB-Sindicato há muito tem feito gestões junto à SECULT no sentido de normalização do funcionamento dos CMEI em virtude dos constantes atrasos do pagamento dos salários dos trabalhadores terceirizados que dão o suporte a essas unidades escolares.

Deixar as crianças fora da escola foi o caminho encontrado, já que não há a mínima condição dos professores trabalharem sozinhos com as crianças pequenas. Não aceitaremos mais que continue essa situação, pois quem está sendo prejudicada são as crianças.

Para discutirmos essa questão estamos convocando os professores dos CMEI para uma reunião nesta quarta-feira, dia 27/10, às 14 horas, no auditório da APLB-Sindicato, para tomada de decisão.

Aguardamos vocês!

ATENÇÃO:

Se não houver condição de todas e todos virem a essa reunião, pelo menos um representante de cada CMEI deve estar presente, mesmo se ainda não foi eleito.

Professora Elza Melo