REAJUSTE SALARIAL VOTADO NA CÂMARA DE VEREADORES; A LUTA CONTINUA PELO PISO SALARIAL

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) votou, nesta quarta-feira (03/04), o reajuste salarial dos (as) servidores (as) municipais, com a definição de percentuais diferenciados: 8% para o magistério e 4% para demais servidores (as). Mais uma vez, o Executivo municipal, chefiado pelo prefeito Bruno Reis, não cumpre leis, especialmente a 11738/2008 – Lei do Piso –, deixando, ano após ano, os vencimentos do magistério municipal com uma enorme defasagem.

A direção da APLB-Sindicato e companheiros (as) da base estiveram presentes para acompanhar a votação, entretanto, deixou bem nítido que a luta pelo Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) permanecerá na ordem do dia.  O percentual de 8%, ainda que não tenha sido satisfatório, foi fruto de uma intensa luta da categoria, por meio de mobilizações, paralisações, manifestações de rua, assim como a pressão e a firmeza de diretores e diretoras da entidade nas mesas de negociação.

Destaque-se que o Executivo municipal, já no início das negociações, se negou em conceder os 60,99%, percentual este necessário para atingir o valor do PSPN. Em assembleia, a categoria votou, por ampla maioria, pela aceitação dos 8%, entendendo que a lei eleitoral impôs um curto prazo para concessão de reajustes acima da inflação.

Nesta quarta-feira, a APLB-Sindicato esteve junto com os (as) demais servidores (as), na Câmara de Vereadores, para que fosse acatada a emenda do Vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), que foi assinada por toda a bancada da Oposição, de estender o mesmo percentual (8%) para todo servidor (a) público (a). Lamentavelmente, essa emenda não foi aprovada, já que o prefeito tem maioria na Câmara.

A luta pelo Piso Salarial continuará firme até a sua conquista!

SIGAMOS!