Professores de Uauá paralisaram atividades em protesto contra a administração por não reajustar o Piso Salarial de 2016

20160815_093941
Na segunda-feira (15), os professores da Rede Municipal de Uauá paralisaram suas atividades em protesto contra a administração por não reajustar o Piso Salarial de 2016 de 11,36% e por o Município não priorizar a Educação nos últimos 4 anos.

Liderados pela APLB-Sindicato Núcleo de Uauá reuniram-se na praça da “Resiliência”, praça São João Batista (centro da cidade) e lançaram o slogan da Campanha da Educação: “Prioridade e Valorização para os profissionais em Educação”, com o objetivo de chamar a atenção dos políticos e da comunidade para a Educação nesse período eleitoral, ratificando o “PE” (Partido da Educação), contextualizado no Plano de Ação do Sindicato.
20160815_093941
No encontro foi lançado uma das sugestões para a Educação de Uauá a partir de 2017:
“Que o secretário da Educação seja do quadro efetivo, tenha no mínimo 15 anos de atividade na rede e tenha dedicação exclusiva”.

Em seguida, os professores seguiram em passeata pelas ruas da cidade, perfazendo 05 paradas com palavras de ordem: “REAJUSTE DO PISO JÁ PARA OS PROFESSORES DE UAUÁ”, “NOSSA POLÍTICA É A EDUCAÇÃO, PRIORIDADE E VALORIZAÇÃO.”

O coordenador, Francisco-Prolepses, emocionado, externou: “Nós estamos há anos nessa luta por valorização e prioridade na educação. Em 2011 fomos animados por um plano excelente. Tínhamos a certeza que entraríamos no caminho dessa valorização tão esperada. Mas, do final de 2012 pra cá, tudo desandou e nós professores só contabilizamos perdas em todos os sentidos, não só no patamar de reajustes pois nesse período não tivemos um correlato. O que nos deixa mais tristes, além dessa política de retrocesso e desvalorização implantada é que nós não temos sugestão nenhuma por parte da administração municipal, mesmo tendo os professores na mesa de diálogo. É incrível!

A direção da APLB-Uauá já havia se planejado para esse ano. E a meta é essa mesmo: “A Campanha da Educação”. Vamos externar, gritar, publicar, divulgar e compartilhar nossas sugestões para a Educação que queremos, que nada mais é que um projeto viável, planejado e que tenha a Educação como prioridade. Vamos trazer os candidatos para conversar com a categoria na primeira Quinzena de Setembro. E, assim, debatermos a temática, firmando compromissos. Eu estou muito feliz com os meus colegas, Guerreiros da Educação, que mesmo diante de tantas dificuldades, não desistem, permanecem firmes e fortes na luta. É isso que nos impulsiona a irem frente. Avante colegas!!!