Portal O Vermelho: APLB na Conae – batalha pela reconstrução do sistema educacional

Portal O Vermelho

O coordenador geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, enfatiza a mobilização contra a extrema direita na Conferência Nacional de Educação – Conae. Ele destaca que a batalha mais decisiva ocorrerá no Congresso Nacional, onde enfrentarão um cenário conservador. Oliveira ressalta a importância dos eixos da conferência, com destaque para a valorização dos trabalhadores em educação, financiamento da educação e a construção do Sistema Nacional de Educação.

Ele destaca a importância de organizar uma frente conjunta, envolvendo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e movimentos sociais, para enfrentar as ideias da extrema direita que permeiam a conferência.

“Essa é uma batalha, a primeira batalha é a conferência. Passada a conferência, nós vamos ter que mobilizar os estudantes, o movimento social, a sociedade como um todo, para que o Congresso, que tem uma formação extremamente conservadora, possa garantir nossas proposições avançadas para a educação pública gratuita e de qualidade”, afirmou.

O sindicalista ressaltou que a Conae servirá como um espelho para o projeto de lei que é o Plano Nacional de Educação, o qual será encaminhado ao Congresso Nacional. Oliveira enfatiza a necessidade de ganhar a opinião pública para as propostas avançadas, já que o Congresso é dominado pelo Centrão e outros setores conservadores.

“Se a gente ganhar a opinião pública e for para as ruas, para melhorar e garantir a autoestima da tropa, a gente precisa ganhar logo essa batalha também na conferência. Uma batalha importante, ocorre na conferência, onde os debates serão mais de conteúdo, e a batalha no Congresso Nacional, que é uma batalha de ganhar opinião pública para que a educação saia do papel, dessa do palanque e seja realidade nacional”, destacou Oliveira.

A conferência será realizada em sete eixos, sendo que o eixo 5, referente à valorização dos trabalhadores em educação e gestão pública de qualidade, é o que mais chama a atenção. Oliveira, que foi palestrante nesse eixo, destaca a importância de abordar também os eixos 2 (financiamento da educação) e 6 (construção do Sistema Nacional de Educação).

“Não adianta discutir tudo em educação se não tiver financiamento pra isso. Onde é que tem dinheiro pra fazer tudo o que nós queremos?”, questionou Oliveira.

O dirigente sindical ressalta a importância do financiamento para a implementação de propostas voltadas à valorização dos profissionais da educação, formação contínua, infraestrutura escolar e combate ao analfabetismo. Ele denuncia cortes significativos nos investimentos em educação nos últimos anos, e destaca a urgência em reverter esse quadro para garantir a reconstrução do sistema educacional brasileiro.

VEJA AQUI A MATÉRIA COMPLETA!