NOTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO – NÚCLEO DE UAUÁ DENUNCIA DESCASO DO PREFEITO MARCOS LOBO

A APLB-Sindicato manifesta apoio e solidariedade ao Núcleo de Uauá e divulga nota de repúdio e indignação publicada nas redes oficiais do referido núcleo com relação à ação desrespeitosa do executivo municipal de Uauá.

O Núcleo da APLB-Sindicato de Uauá filiado à CNTE e a CTB, em defesa de uma educação de qualidade e valorização dos profissionais em educação tendo seus pedidos de reuniões atendidas pelas gestões ao longo dos anos, como Sindicato próprio da educação, manifesta nota de repúdio e indignação com o desconforto gerado pela atual gestão do então, prefeito Marcos Lobo.  Denunciamos que o referido prefeito de forma afrontosa desconsiderou uma solicitação de reunião sugerida e aprovada em assembleia, tendo como base pautas importantes e inerentes à carreira dos profissionais em educação do município.

Em 19 de fevereiro, foi realizada assembleia com a pauta: Mudança de Nível; Geaps; Precatório do Fundef e Fundeb; Prestação de Contas do Ano de 2023; e o salário de Dezembro de 2020. A categoria aprovou uma data para a reunião, sugerido um prazo até o dia 23 de fevereiro  através do Oficio APLB/UAUÁ de N° 005/2024.  A gestão marcou para o dia 29 de fevereiro, às 15h. Surpreendentemente, a diretoria recebeu no dia 28/02 o  Ofício de n° 039/2024 do gabinete do prefeito dizendo que a gestão já havia anunciado o cumprimento das pautas (ilustrando as Geaps e Mudança de Níveis) para os professores, na abertura da Jornada Pedagógica e no dia 28/02 foi recebido o Ofício de n° 34/2024/SME vindo da Secretaria de Educação como o mesmo teor.

Para a direção do Núcleo da APLB de Uauá,  as pautas expostas pelo Sindicato que representa a categoria não foram todas referendadas no tal discurso de abertura da jornada pedagógica e muito menos passaram pelo crivo da transparência e informação da relação dos requerentes, como se deve agir uma gestão realmente democrática e, como era de costume, em gestões anteriores. E o mais grave, desmarcar a reunião sem fixar uma data prévia para versar os demais assuntos, menosprezando a direção da APLB, a sua representatividade legalmente constituída e toda a história de lutas e conquistas em prol da carreira dos profissionais em educação de Uauá-Ba.

Lamentamos profundamente que uma gestão que se diz democrática não queira (sim, pois temos vários pedidos de reuniões negados), sentar com um sindicato, que representa uma categoria e perfaz o cívico da democracia.

A APLB-SINDICATO NÚCLEO DE UAUÁ se manterá como sempre se manteve: firme e forte na luta, tanto categoricamente como judicialmente, na busca por justiça, respeito, equidade, e o direito de exercer a sua liberdade sindical.

Diretoria da APLB-UAUÁ.