MUDA O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, MAS APLB MANTÉM POSIÇÃO FIRME CONTRA O DESMONTE DA EDUCAÇÃO PROMOVIDO PELA ATUAL GESTÃO DE SALVADOR

Foto: Getúlio Borba

A reforma administrativa na gestão municipal foi apresentada com uma variedade de nomes, entre eles o novo secretário de Educação, Thiago Dantas, ex-secretário municipal de gestão e procurador do município de Salvador. Todavia, as agendas social e política continuam as mesmas, pautadas por uma fundamentação neoliberal e um projeto de Estado mínimo. Ou seja, não trazem mudanças que favoreçam a Educação, os servidores municipais,  os trabalhadores soteropolitanos ou classes populares e periféricas.

Lutamos por uma sociedade igualitária, com uma Educação transformadora, que promova conscientização política, de classe,  garanta igualdade de oportunidades para todos, e o projeto politico-pedagógico da Secretaria Municipal da Educação não dialoga com essas premissas. Pelo contrário, vem contribuindo para o aprofundamento da desigualdade social.

A Educação precisa, necessariamente, formar cidadãos críticos, com autonomia cognitiva e política, de modo que possam analisar a realidade e lutar na busca de soluções para os problemas sociais e econômicos vigentes. Isso só se dará por meio de uma intervenção político-pedagógica bem fundamentada por valores sociais e políticos que considerem a pauta de uma população empobrecida e explorada pelo capitalismo neoliberal, com uma visão de futuro que conduza a primeira capital do Brasil à condição de Educação capaz de enfrentar e vencer os desafios de um mundo em constante transformação.

Por isso, a APLB-Sindicato manterá posição firme de luta pelo cumprimento Plano Municipal de Educação e do Plano de Carreira, construído por nós em 2014, e, infelizmente, não cumprido de modo integral e eficaz.

Como entidade genuinamente classista, de visão progressista, a APLB defende uma Educação pública e participativa, democrática, cujas políticas públicas sejam discutidas com a categoria e a comunidade escolar.

A APLB lutará para que o secretário Thiago Dantas atenda a nossa pauta de reivindicações e garanta escolas bem equipadas, melhores condições de trabalho, acesso às tecnologias de informação e comunicação, proporcionando infraestrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem.

A diretoria da APLB, de imediato, já solicitou reunião ao novo secretário reivindicando, entre outros itens da pauta, o pagamento do piso nacional salarial e o pagamento do auxílio alimentação retirada durante a pandemia.

APLB SEMPRE NA LUTA!