Marcos Barreto e Marilene Betros são a APLB-Sindicato no Conselho Municipal de Educação

Em uma cerimônia no Palácio Thomé de Souza, terça-feira, 11, à tarde, foram empossados os 28 integrantes (titulares e suplentes) do Conselho Municipal de Educação (CME). Os dirigentes da APLB-Sindicato Marcos Barreto (titular) e Marilene Betros (suplente no Conselho) fazem parte do CME, com o objetivo de manter a luta por um ensino público, gratuito e de  alta qualidade.

Após a leitura do termo de posse, o prefeito ACM Neto agradeceu a atuação da entidade que há 37 anos contribui para a construção das políticas públicas de educação em Salvador. Além de ACM Neto, participaram da solenidade o vice-prefeito Bruno Reis e o secretário de Educação, Bruno Barral, entre outras autoridades.

O Conselho Municipal de Educação é composto por representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil. A entidade exerce funções normativas, consultivas e fiscalizadoras. Trata-se de um órgão articulador e mediador entre a sociedade e os gestores da educação municipal.

Dos 14 membros titulares, sete são representantes do Executivo municipal, um das universidades, um da APLB; um dos gestores escolares, um dos estudantes; um das escolas comunitárias, um dos pais e um da rede privada com oferta de Educação Infantil. Instituído pelo Decreto nº 6.403, de 30 de novembro de 1981, em decorrência da Lei Municipal n° 3.127/8, o CME é órgão veiculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed) e tem por finalidade exercer as funções normativas, deliberativas e consultivas referentes à educação.

Fotos: Aristeu Chagas