Luta da APLB-Sindicato faz com que a Justiça obrigue o governo estadual a manter matrícula e atividades do Colégio Ypiranga

A Justiça determinou que o governo estadual mantenha o funcionamento do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no Centro Antigo de Salvador. O pedido foi feito pela Defensoria Pública da Bahia. De acordo com a decisão liminar, o colégio deverá realizar a matrícula e ofertar o ensino para novos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio. Também determinou que fossem adotadas todas as providências necessárias à matrícula e funcionamento normal do Colégio Ypiranga para o início das aulas. A Defensoria Pública tentou resolver a questão no âmbito extrajudicial, por meio do encaminhamento de ofícios e da realização de reunião, mas não obteve êxito. O governo estadual havia anunciado que encerraria as atividades do colégio neste ano de 2019.

No final de 2018, a Defensoria Pública recebeu um documento assinado por pais de alunos do colégio, pela Associação de Moradores do Dois de Julho e membros do colegiado da unidade de ensino. O colégio atende as comunidades do Dois de Julho, Centro Histórico, Barroquinha, Gamboa de Baixo, Solar do Unhão, Preguiça e Vila Brandão. O espaço de formação oferta ensino em tempo integral para muitos filhos de trabalhadores do comércio informal do Centro da cidade. Em 2018, 432 alunos estavam distribuídos em sete turmas das séries finais do ensino fundamental e em três turmas do Ensino Médio, em sua maioria estudantes negros e negras.