INFORME SOBRE O APLICATIVO ESCOLADO

O ESCOLADO é um aplicativo que foi apresentado pela SEC em 2019 como um Diário de Classe Digital. Os dados lançados no aplicativo alimentarão automaticamente o SIGEDUC – Sistema Integrado de Gestão da Educação, que está substituindo o SGE. O aplicativo não está funcionando de acordo com a expectativa apresentada. Assim, a APLB SINDICATO garantiu junto à SEC que não haverá exigência de lançamento de registro de notas e frequência no ESCOLADO, ficando esses registros para quando o aplicativo estiver funcionado plenamente.

A APLB ratifica sua posição pelo uso de um único instrumento como diário de classe e não a manutenção da caderneta impressa e o ESCOLADO com a mesma função. Também é posição que nenhum professor/a é obrigado a baixar o aplicativo no celular, que pode ser acessado na web (quando do seu funcionamento pleno), através do site http://escolado.educacao.ba.gov.br/login

Estamos na conclusão do continuum curricular 2020/2021, o foco deve ser em um encerramento tranquilo, garantido os direitos dos trabalhadores/as e dos alunos/as, com escuta da comunidade escolar. Continuaremos acompanhando esse processo e informando a categoria. A direção da APLB-Sindicato entende a importância de se tratar das inovações tecnológicas que são necessárias para melhorar os registros administrativos e pedagógicos da educação. Entretanto, qualquer inovação nessa direção deve ter nítido o objetivo de melhorar as rotinas escolares.

APLB-Sindicato