Escola de Salvador suspende aulas por conta da violência; APLB cobra segurança

Escola Municipal de Periperi_Foto_Jefferson Peixoto_Secom

Escola de Salvador suspende aulas por conta da violência; APLB cobra segurança

Escola Municipal de Periperi_Foto_Jefferson Peixoto

A Escola Municipal de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, decidiu suspender as atividades, por conta da violência crescente na localidade, resultado de uma guerra entre facções criminosas. A situação tem se agravado, nos últimos dias, pelo confronto entre policiais e os criminosos.

A APLB-Sindicato acompanha o caso e considera acertada a decisão da comunidade escolar pela suspensão das atividades, considerando que o cenário de insegurança põe em risco a vida de estudantes e de todos (as) os (as) profissionais de Educação. As aulas só devem ser retomadas quando forem garantidas condições de retorno.

O Sindicato ainda se solidariza com a escola e toda a população do Subúrbio, que tem sofrido com a violência endêmica, e garante que não será tolerada qualquer punição ou constrangimento por parte do Executivo municipal aos (às) gestores (as)/trabalhadores (as) da unidade.

A segurança pública é um direito fundamental previsto na Constituição Federal de 88, que obriga o Estado a implementar políticas públicas garantidoras do direito de ir, vir e transitar com tranquilidade nos locais públicos. Portanto, a APLB também cobra providências das autoridades para que a lei seja cumprida e a segurança, reforçada na localidade.