Em Feira de Santana – Professor da EJA, João Luiz Costa, é um dos finalistas do Prêmio Educador Transformador

Professor João Luiz Costa

Mais conhecido pelos alunos por “professor John”, João Luiz Costa é um dos finalistas do Prêmio Educador Transformador 2024, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o projeto Pretitude em Foco. “Ser finalista do Prêmio Educador Transformador é uma realização emocionante porque, desde criança, eu decidi ser educador para fazer a diferença na vida das pessoas”, diz o professor.

O educador  concorreu com mais de três mil projetos de todo o país e desenvolve esse trabalho, há três anos, com os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, no município de Feira de Santana-Ba.

Projeto

Professor de Língua Inglesa e Artes, João explica que o projeto Pretitude em Foco consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos, fotógrafos e maquiadores. Eles se integram ao trabalho após a participação em oficinas, palestras e minicursos ofertados na escola. As fotografias foram expostas em 15 escolas públicas da região de Feira de Santana, em shopping centers e eventos. Também passaram a fazer parte do acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

O coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, parabeniza a ação e reforça o compromisso do Sindicato em defender uma educação pública de qualidade. “Desejamos sucesso ao professor João Luiz Costa, que com certeza já é um vencedor por sua bravura e dedicação, ao mesmo tempo que o parabenizamos pelo grandioso projeto Pretitude em Foco. Parabenizamos também todos os profissionais em Educação que fazem a diferença na vida das pessoas. A valorização destes profissionais é o melhor caminho para uma Educação melhor!”, destaca Rui.

Para o professor João Luiz, “cada pequena iniciativa e cada gesto de amor e dedicação são uma contribuição para um mundo melhor”. Ele diz ainda que é “imensamente grato” a todos que o precederam, que o ensinaram, o guiaram, o apoiaram e tornaram possível que chegasse à final. “Esta conquista não é apenas minha, é de todos os que compartilharam comigo essa jornada. É o resultado de um trabalho conjunto, de muitas mãos, vozes e olhares. Esse prêmio reforça a minha fé no poder da educação e na importância de termos o nosso trabalho como professores valorizados. Independentemente do resultado da etapa nacional, já me sinto vencedor junto com todos os professores e estudantes participantes do Pretitude em Foco por termos alcançado tal visibilidade para a EJA e para a educação baiana”.

Foto: Divulgação

O Projeto Pretitude em Foco foi um dos contemplados pelos editais Professor Jorge Conceição, em 2022 e Makota Valdina, em 2024, por demonstrar mérito, eficácia e sucesso na valorização da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Sobre o prêmio – O Prêmio Educador Transformador tem o objetivo de valorizar ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil que contribuem para a formação integral dos estudantes. Resultado da união do Prêmio Professor Transformador, realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, com o Prêmio Educação Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a premiação é uma iniciativa de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Concorreram 3.460 projetos de professores de todo o país.