Em Cruz das Almas, audiência pública discute Gestão Democrática Escolar

Em Cruz das Almas, audiência pública discute Gestão Democrática Escolar

Por Ivisson Costa

Por iniciativa do vereador Pablo Rezende (PT), foi realizada uma Audiência Pública nesta terça-feira, dia 06/09, para debater Gestão Democrática Escolar com eleições diretas para Diretores e Vice-diretores na rede municipal de ensino. A APLB de Cruz das Almas e o Sindicato dos Servidores Municipais Cruzalmenses, SINDSEMC, marcaram presença no evento.

Minutos antes de se iniciar a Audiência, a Prefeitura resolveu publicar em seu Diário Oficial o Decreto nº 211/2022 regulamentando o processo de eleição escolar. Uma conquista para a categoria.

No entanto, é de conhecimento de todos que está em trâmite no Tribunal de Justiça da Bahia o processo nº 8007138-95.2022.8.05.0000, no qual a Prefeitura, em março do corrente ano, entrou com uma ação para impedir o processo eleitoral sob a justificativa de que é de competência do Executivo a indicação dos gestores escolares.

Sendo assim, o Decreto que regulamenta a eleição escolar está sob pena de nulidade enquanto a Prefeitura não retirar a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade). A categoria exige o arquivamento do processo em tramitação.

Pelo bem da comunidade escolar, as entidades sindicais consideram fundamental a continuidade do processo eleitoral nas escolas, algo que acontece no município faz mais de 10 anos. O fantasma das indicações políticas não deve se sobrepor às necessidades e aos desejos daqueles que não conhecem o chão das escolas.

Participaram do evento o professor Carlos Augusto representando as entidades sindicais, Dr. Vagner Santana, ex-procurador do município, Vereador Thiago Chagas (PSD), Ricardo Pinheiro (PT), Osvaldo da Paz (PT), Professora Ilza Francisca e Professora Ana Alice Teixeira.

Nossas entidades sindicais estão à disposição dos movimentos sociais, partidos políticos, entre outras organizações que pensem e defendam o bem comum no Estado Democrático de Direito. Unidos somos mais fortes.

Eleições Diretas Já! Prefeitura, retire a ADI!

Você pode gostar de ler também: