DIRETORIA DA APLB-SINDICATO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA E QUESTIONA SOBRE A PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DA PREFEITURA PARA A EDUCAÇÃO EM 2015

A diretoria da APLB-Sindicato esteve presente na audiência pública promovida pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal para discutir o orçamento para a Educação na Lei Orçamentária Anual de 2015.

A discussão foi positiva e proveitosa, com muitas intervenções da APLB, que apresentou as preocupações e dúvidas da categoria, sobretudo no que se refere a grande diferença do orçamento para a área na LOA 2014 e a drástica redução dos recursos propostos para 2015.

“Mesmo sendo uma projeção para os gastos que serão feitos pela administração municipal em todas as áreas, observa-se claramente uma grande redução na área da educação. Para dar um exemplo, o item valorização dos profissionais da educação, que consta R$ 15 mi na LOA 2014, em 2015 a previsão é R$ 250 mil”, questiona a diretora Elza Melo.

Ainda que os representantes do Executivo Municipal tenham justificado que houve uma projeção a maior na LOA 2014, que os recursos para 2015 chegam a 25,5%, ultrapassando os 25% e que os recursos para a valorização dos profissionais da Educação estão distribuídos nos outros programas estabelecidos na LOA, o argumento não foi satisfatório para a APLB-Sindicato e demais presentes, tendo sido feitas várias propostas.

Uma delas, sugerida pela APLB, é de que a Comissão de Educação da Câmara articule uma reunião entre o Secretário da Fazenda e a APLB-Sindicato. “Queremos que sejam esclarecidas todas as dúvidas sobre o que foi gasto este ano e por que houve redução, e esta grande diferença em relação a 2014, nos recursos para a Educação propostos na LOA 2015”, assinala a diretora da APLB.

A dirigente sindical cobrou também a aprovação do Plano de Cargos e Salários da Educação Municipal e o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação.

Crédito das fotos:  Waldemiro Lopes (foto do destaque) e Getúlio Legundes