DIA 3 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E POR UMA NOVA POLÍTICA ECONÔMICA

DIA 3 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E POR UMA NOVA POLÍTICA ECONÔMICA

convocação_CTBA APLB-Sindicato vai participar do Dia Nacional de Luta e Mobilização em defesa da democracia e por uma nova política econômica, no próximo dia 3 de outubro, e convida os profissionais da educação para também comparecer ao ato político convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais centrais sindicais e entidades do movimento social.

O dia 03 de outubro é um dia importante para o povo brasileiro, a data de criação da Petrobras, no ano de 1953. Como já ocorreu em outras oportunidades, o povo brasileiro está sendo chamado para sairmos às ruas do país nesta data, em comemoração aos 62 anos da Empresa, mas também reivindicando para que se cumpra a lei que determina que os recursos obtidos na exploração do petróleo (fundo social e Royalties) sejam utilizados na educação e na saúde.

Em diversas cidades brasileiras serão realizadas atividades alusivas ao Aniversário da Petrobras e em Defesa dos Direitos do Povo Brasileiro sobre o Petróleo, por Democracia e por uma Política Econômica que leve os ricos a pagarem o custo dos ajustes e não os trabalhadores e trabalhadoras. Em Salvador, a data será marcada por uma passeata no Centro da cidade, com concentração no Campo Grande a partir das 9 h.

A Petrobras sempre foi fundamental para a nossa soberania. Ficou maior com a descoberta do Pré-Sal que coloca o Brasil entre os três países com maiores reservas mundiais. Foi importante a criação de novas regras, entre elas a que determina que 50% do fundo social sejam destinados a educação e que a totalidade (100 %) dos Royalties obtidos na exploração do petróleo seja utilizada na Educação (75%) e na Saúde (25%). Em junho/2015 o fundo social contava com seis bilhões de reais.

Nossa soberania tem sido ferida, em constantes ataques à Petrobras, com intenção de desvalorizar, sucatear e privatizar esta que é umas das maiores empresas do mundo. Projetos de Lei como o 131/2015 e outros, visam diminuir a participação da Petrobras no regime de partilha do Petróleo e, com isso, canalizar os lucros para o estrangeiro, roubando mais uma vez a nossa riqueza.

Neste 03 de outubro vamos pras ruas afirmar que o petróleo e o pré-sal pertencem ao povo brasileiro e são riquezas que devem se transformar em investimentos sociais, beneficiando o povo, com garantia que os recursos do Fundo Social e dos royalties sejam utilizados para a Educação e a Saúde.

Veja aqui as principais bandeiras da mobilização:

1. Lutar por melhorias das condições de vida do povo, mais emprego, renda, moradia, educação, saúde, terra e transporte público. Não aceitamos ajuste fiscal que retire direitos dos trabalhadores e propomos uma nova política econômica que preserve os interesses nacionais e amplie direitos;

2. Lutar contra a redução da maioridade penal, contra o extermínio da juventude pobre das periferias;

3. Não aceitar nenhuma tentativa de golpe. Para ampliar a democracia, avançar na luta pela reforma política, do poder judiciário, dos meios de comunicação, agrária, tributária e educacional;

4. Defesa da soberania nacional: o povo é o verdadeiro dono do petróleo, do pré-sal e das riquezas naturais. Impedir a entrega do nosso petróleo às transnacionais;

 Todos ao 03/09. Golpe, nunca mais!

 

Você pode gostar de ler também: