Crise no Planserv: “É preciso recuperar os 4% de participação do estado no plano”, diz Rui Oliveira em audiência no MP

A APLB-Sindicato participou hoje (05/09) de mais uma audiência no Ministério Público da Bahia (MP) para debater a precarização do Planserv (plano assistencial à saúde dos servidores do estado), com representações de servidores e da seguradora. Atualmente o Planserv atende 500 mil pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

“Saber que o Planserv não funciona já sabemos. Tivemos diversas reuniões com Socorro Brito (representante do plano) e mostramos todas as dificuldades no atendimento. A razão principal do problema foi o descaso do então governador, Rui Costa, que tirou dinheiro do Planserv. Ou a gente toca nessa ferida ou não vai resolver. É preciso recuperar os 4% de participação do estado no plano. O movimento sindical tem que parar a Bahia”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da APLB. Atualmente o percentual de investimento estadual é de 2,5%.

Falta de acesso aos hospitais para atendimentos de emergência, descredenciamento de clínicas e hospitais, diversas áreas do estado sem rede de assistência credenciada, estabelecimento de cotas para exames e consultas estão entre os principais problemas relatados pelos usuários.

O MP está em fase de escuta e negociações com os segmentos envolvidos na busca de soluções para a situação apresentada.