Contra o autoritarismo dos gerentes regionais! Não ao proselitismo político!

É inadmissível o comportamento de determinados gerentes regionais que se utilizam de práticas espúrias, que contrariam a ética e a moral, para desqualificar um movimento legítimo como a greve dos trabalhadores em educação da rede municipal de Salvador, que completa 16 dias de resistência e enfrentamento à intransigência do executivo municipal, em defesa dos direitos da categoria.

Um péssimo exemplo disso é o do gerente Marco Aurélio Guimarães, da GRE Subúrbio II, que usa do cargo e da máquina pública para fazer proselitismo político em favor do pré-candidato ao governo do Estado pelo DEM, José Ronaldo, ao tempo em que ataca a nossa greve, que (des)classifica como um movimento político-partidário.

A postura é tão absurda, que ficamos na dúvida se o referido gerente cometeu um ato falho ou se tem certeza da impunidade garantida pelo “chefe”, já que o “deslize” é registrado em vídeo pelo próprio Sr. Gerente!

Reafirmamos Sr. Marco Aurélio, que a nossa greve não é político-partidária, ao contrário, quem faz política partidária é o Senhor, quando divulga vídeo em que nega a força e amplitude do nosso movimento, e na mesma sequência convoca a comunidade do Subúrbio para participar de atividade de campanha do pré-candidato do DEM ao governo do Estado, o candidato do partido do prefeito. Contra imagem e áudio não há argumentos! (Confira no vídeo anexo).

Pressão dos gerentes

Além disso, recebemos denúncias de que gerentes regionais têm promovido reuniões com os gestores, pressionando-os a convocarem os professores para retornarem às salas de aula, sob pena de sofrerem novas retaliações.

REPUDIAMOS tais posturas que desrespeitam o direito de greve do trabalhador e revelam o despreparo dos gestores. Lembramos que a greve é deflagrada em uma assembleia, por aprovação da categoria, e só é suspensa também em outra assembleia, por decisão de toda a categoria. Ou seja, o movimento faz parte de um processo democrático que não pode se curvar à vontade ou ao arbítrio dos que se acham donos do poder!

Gestores passam, os professores ficam!

Confira aqui o vídeo do gerente Marco Aurélio Guimarães, da GRE Subúrbio II:

Desqualificando a nossa greve e usando o cargo para fazer campanha política para Zé Ronaldo.

Isso sim é partidarizar a discussão sobre a greve.

APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia