“Conteúdos se repõem. Vidas, não”, diz Rui Oliveira sobre reabertura das escolas antes da vacina

“Conteúdos se repõem. Vidas, não”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato, ao criticar uma possível reabertura das escolas, neste momento, em que a vacina contra o coronavírus ainda não foi aprovada/distribuída e o risco de contaminação ainda é grande. Hoje (23), na Bahia, a Secretaria da Saúde (Sesab) registrou 133.245 casos e 2.988 óbitos, nas últimas 24 horas.

“Começa agora investida do grande capital para a reabertura das escolas das redes, pública e privada. Aqui em Salvador, o secretário de Educação prevê a volta às aulas no mês de setembro. A rede privada está querendo voltar em agosto. Nós não temos a mínima condição de retomar às aulas presenciais. A taxa de contaminação está se alastrando em nosso estado e ainda não atingimos o pico. Tal medida seria um genocídio. É um absurdo priorizar o mercado em detrimento da vida. A APLB vai lutar até o fim para que a reabertura das escolas seja feita no tempo certo, de forma segura, sem risco para nossos estudantes e trabalhadores da Educação”, declarou Rui.

De acordo o dirigente, a APLB tem reafirmado posição contrária sobre a decisão de reabrir as unidades de ensino e que o sindicato pretende recorrer à Justiça, caso governo estadual e prefeituras liberem as aulas. A entidade propõe também a união dos anos letivos de 2020 e 2021.

O Brasil registrou ontem (23) o maior número de infectados pela covid-19 em um único dia, desde o início da pandemia. Foram 67.860 novos casos registrados nas últimas 24 horas. No total, 82.890 pessoas morreram pela doença.