Combate à evasão escolar – Pé-de-Meia contempla mais de 255 mil estudantes baianos em situação de vulnerabilidade

Um total de 255.150  estudantes da rede estadual de ensino foram contemplados com o Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, que concede incentivo financeiro para alunos do Ensino Médio. A iniciativa busca combater a evasão escolar, pois se destina a alunos de baixa renda, matriculados no ensino médio da rede pública, oferecendo um incentivo financeiro como forma de mantê-los na escola.

Como participar

Para participar é necessário que os estudantes estejam regularmente matriculados nas redes públicas de ensino, com frequência regular, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possuam cadastro no CadÚnico.

Estudantes dos 417 municípios baianos foram contemplados com o Pé-de-meia. Foram 30.807 em Salvador; 8.752 em Feira de Santana; 5.102 em Camaçari; 4.930 em Juazeiro; 4.670 em Vitória da Conquista; 3.067 em Barreiras; 2.522 em Itabuna; e 2.373 em Ilhéus.

A direção da APLB acredita que o Programa Pé-de-Meia é uma medida importante para incentivar a permanência dos jovens na escola e contribuir para a construção de um futuro mais igualitário e educacionalmente inclusivo. Com o Pé-de-Meia, cada estudante recebe o incentivo mensal de R$ 200. O  valor pode ser retirado a qualquer momento. Além disso, um depósito de R$ 1 mil é efetuado por cada ano letivo concluído, mas o estudante só pode retirar a quantia da poupança,  após se formar no Ensino Médio. Também é concedido um adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os benefícios podem ser acumulados desde que os estudantes atendam aos critérios estabelecidos no programa.