CARTA À COMUNIDADE

Ao iniciamos o ano letivo fomos tomados de surpresa quando a atual administração comprou um programa de alfabetização chamado Alfa e Beto para os alunos do 1º ao 5º ano. Entretanto, a surpresa foi maior ainda quando tomamos conhecimento do conteúdo do material desse programa e, imediatamente, nos posicionamos contrários a sua aplicação porque vai de encontro à concepção de educação que defendemos.
Por que somos contra o Alfa e Beto?
 Não respeita a criatividade e criticidade dos nossos alunos;
 Porque os professores são transformados em meros repetidores, não tendo o direito de utilizar outros métodos que podem ser mais eficazes;
 Porque traz no seu conteúdo textos preconceituosos de cunho racista, sexista e machista, que ferem frontalmente a identidade e a autoestima dos nossos alunos, especialmente porque residem em Salvador, cidade mais negra fora da África;
 Focaliza apenas o catolicismo, desrespeitando os alunos que pertencem a outras religiões;
 Nivela as crianças do mesmo jeito: se seu filho tem aprendizado mais avançado ele terá que esperar o coleguinha que tem mais dificuldade.
Além disso, a Secretaria da educação, ao invés de resolver os graves problemas que afetam a educação municipal, a exemplo da falta de professores, estrutura física das escolas, garantindo espaços para recreação e atividades de canto, teatro e danças que promovam o maior aprendizado aos nossos alunos, compra a peso de ouro – mais de 12 milhões – o Alfa e Beto, enquanto o MEC oferece um programa mais eficaz, inteiramente grátis;
Precisamos do apoio de vocês para dizer NÃO ao Alfa e Beto, porque:
  Queremos que nossos alunos, ao tempo em que aprendem a ler, escrever, interpretar o que lêem, compreendam o significado das palavras, desenvolvam o senso crítico e não simplesmente o decorar;
  Queremos um modelo de alfabetização onde nossos alunos aprendam a ler em livros que não firam a sua dignidade;
  Queremos orientar os nossos alunos que é permitido a cada um praticar a religião de sua escolha.

VENHA NA ESCOLA DO SEU FILHO! MANIFESTE A SUA OPINIÃO DIZENDO NÃO AO ALFA E BETO!