BALANÇO DO DEPARTAMENTO DE FUNCIONÁRIOS EM 2014

Reunião de Funcionários do EST.,09.12 (2)   Reunião de Funcionários do EST.,09.12 (12)
Desde 1989, quando a APLB, passou a representar oficialmente os funcionários da educação e outros segmentos que compõe o ensino público, que a entidade busca a unidade de todos os trabalhadores em educação, criando um Departamento de Funcionários que tem como objetivo, elaborar políticas para o segmento como projeto estratégico da nossa entidade.
No dia 09 de dezembro, o Departamento de Funcionários (DEFE)  fez um balanço das atividades realizadas no ano de 2014, viu que mesmo com todas as dificuldades houve alguns avanços, já que: realizamos o 17º Encontro de Funcionários, na cidade de Ilhéus, com a participação de 700 pessoas representando 360 municípios do Estado da Bahia; conseguimos fazer 151 filiações  de funcionários, incluindo capital e interior; visitamos 32 municípios debatendo a situação do funcionários da educação no Estado da Bahia; conseguimos junto com nossos guerreiros  diretores e diretoras implantar em 80 cidades do interior da Bahia o curso técnico do Profuncionário, sendo que na Bahia temos o maior número de inscritos no programa do Profuncionário entre todos os Estados do Brasil. Para a rede estadual conseguimos 15% de gratificação sobre o salário , para os funcionários que concluíram do Profuncionário.
Na eleição da APLB, para eleger a nova diretoria, os funcionários de escolas tiveram atuações destacadas em muitas cidades do interior da Bahia, participando ativamente de todas as ações desenvolvidas naqueles municípios, para que tivemos um pleito dentro da legalidade e respeito.
Nesta reunião elegemos também o Departamento Estadual de funcionários da Educação. Assim, como ficou indicado no 17º Encontro de Funcionários da Educação na cidade de Ilhéus:
Reinaldo Conceição, de Irará; Marcos Ricardo dos Santos, de Marcionílio Souza; Juciara Morais Brito Costa, de Salvador; Alcione Almeida de Souza de Marcionílio Souza; Edinelma de Santana, da Ilha de Vera Cruz; Gilmário de Santana Conceição, de Santo Amaro; Terezinha de Jesus Silva de São Felix; Carlos Andrade, de Salvador; Genor Rios Sena, de São José do Jacuípe; Maria Rita Silva, de Salvador.
Faltaram representantes de Amélia Rodrigues, Santo Estevão, Nazaré das Farias e  outras cidades, que depois estes serão chamados para compor o DEFE.
Nesta reunião foram aprovadas algumas propostas, para 2015, como: cinco Encontros Regionais de Funcionários, nesses eventos a APLB-Sindicato executiva se responsabilizará pela a divulgação e os núcleos da região bancam o restante.
E viva a luta pela unidade de todos trabalhadores da educação em 2015.
Nivaldino Felix
Coordenador do DEFE