AL aprova projetos da carga horária e dos readaptados. Falta aprovar o projeto do Profuncionário

Após acordo entre as bancadas de governo e oposição, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou na noite de terça-feira, 10 de setembro, o projeto que garante aos professores da Rede Estadual de Educação o uso de um terço da carga horária destinada à realização de atividades de planejamento fora da sala de aula e mantém os benefícios aos funcionários que não podem mais dar aula por motivo de saúde mas ainda trabalham na Educação, os chamados readaptados.
A outra proposta referente aos professores não foi votada – o texto que prevê gratificação de 15% sobre o valor do salário para servidores que participarem do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público, o conhecido Profuncionário.
Durante a sessão ordinária, a Assembleia Legislativa  aprovou duas contas do governo estadual na madrugada desta quarta-feira (11). As finanças de 2008 tiveram 41 votos favoráveis e sete contrários, enquanto as de 2009 receberam 37 votos a favor e três contra. Já a matéria referente ao voto aberto não foi apreciada pela AL.
A Diretoria da APLB-Sindicato está atenta e acompanhando a pauta de votação dos deputados estaduais. A votação do Profuncionário está na pauta de terça-feira, 17 de setembro. “Esperamos que os parlamentares votem o projeto do Profuncionário. Batalhamos muito a aprovação desses projetos e temos certeza que a categoria está feliz hoje com a aprovação do terço da carga horária e da manutenção dos benefícios para os readaptados”, afirma o professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato.

Notícias anteriores

Propostas relacionadas aos docentes devem ser votadas durante a sessão desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa da Bahia.  Uma garante aos profissionais usar um terço da carga horária destinada à realização de atividades de planejamento fora da sala de aula. A outra mantém os benefícios aos professores denominados readaptados, aqueles que não podem mais dar aulas por motivo de saúde, mas ainda trabalham na Educação.