APLB-UAUÁ REALIZA PALESTRA SOBRE PREVIDÊNCIA SOCIAL

APLB-UAUÁ REALIZA PALESTRA SOBRE PREVIDÊNCIA SOCIAL

PREVIDENCIA

A APLB-UAUÁ realizou na manhã de segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores, uma audiência sobre previdência social, tendo como palestrante Noildo Nascimento, Marcos de Juazeiro, Italmar, Nivaldino Félix, José Nilton (coordenador da APLB de Canudos) e José Dias, diretor de organização da APLB administrativa.Os palestrantes fizeram uma excelente exposição sobre a previdência social, tirando as dúvidas dos professores e servidores presentes e chamaram atenção para o momento complexo pelo qual passa os municípios no que diz respeito aos repasses para INSS.

Lembrando que em muitos casos, o INSS retêm parcela do FPM para sanar débitos. Marcos trouxe como sugestão para os funcionários e o município o regime de Previdência Própria, onde o servidor se aposentará com o que contribui e o município terá uma líquida muito menor. O assunto foi bastante debatido, pois há inseguridade na questão do controle dos recursos, uma vez que ele será gerenciado por grupos de pessoas.

Foram citados vários exemplos de cidades que adotaram o Regime de Previdência própria e não deram certo. Segundo Marcos, isso era antes da criação de várias leis e regimes que norteiam o regime atual da Previdência Própria, dando seguridade. O mesmo citou como exemplo de sucesso, a cidade de Juazeiro que adotou há dois anos e está dando certo, pois os professores estão se aposentando com seus proventos de forma integral. 

A palestra deu início aos debates sobre o tema, que será bastante discutido pelos funcionários, sindicatos, legislativo e executivo. Participaram do evento o vereador Jerônimo de Oseas, Osvaldo, Miroval e o presidente da guarda municipal, Milton Rodrigues.

Você pode gostar de ler também: