APLB-SINDICATO SE UNE ÀS CENTRAIS SINDICAIS E APOIA AS MANIFESTAÇÕES NO PAÍS

protesto salvador

Em nota, publicada na segunda-feira (17), as centrais sindicais declaram seu apoio à mobilização contra o aumento das passagens urbanas e o direito de manifestação. Para as centrais, “as manifestações são absolutamente legítimas e democráticas”.

A APLB-Sindicato apoia o movimento popular, que se expressa através das manifestações que vem sendo realizadas em diversas capitais do País, com o povo nas ruas, em defesa da democracia e dos direitos sociais.

As bandeiras de luta do sindicato para a população e para os trabalhadores em Educação são as seguintes:

– 100% dos royalties do petróleo sejam destinados à educação

– Piso Salarial Profissional Nacional seja respeitado e pago por todos os governantes

– Fim do Fator Previdenciário

– Os trabalhadores em Educação tenham em todo o país o Plano de Cargos e Carreira

–  40 horas semanais sem redução salarial

– Pagamento da URV

– Reforma Agrária

–  A destinação de 10% do PIB para a Educação

– 10% do Orçamento da União para a Saúde

–  Plano Nacional de Educação (PNE) já

–  Ratificação da Convenção 158 da OIT

– Regulamentação da Convenção 151 da OIT

– Profissionalização dos funcionários da Educação

– Política de valorização dos aposentados

– Melhorias no transporte público e passe livre para estudantes.

“A virulência da repressão policial contra os manifestantes é inadmissível, avilta o direito constitucional à livre manifestação e resgata o velho bordão de que os poderes constituídos tratam os assuntos de interesse social como caso de polícia”, diz a nota das centrais.

Leia abaixo a nota na íntegra:

Nota das centrais sindicais sobre a mobilização contra o aumento das passagens urbanas e o direito de manifestação

A luta contra o aumento das passagens em curso em todo o país expressa a insatisfação dos trabalhadores e do povo submetidos, diariamente, a condições desumanas no transporte (ônibus, trens, metrô etc.), em especial nas grandes cidades. O preço das tarifas é absurdamente elevado frente às condições de prestação deste fundamental serviço público.

As centrais sindicais consideram, portanto, que as manifestações são absolutamente legítimas e democráticas. A virulência da repressão policial contra os manifestantes é inadmissível, avilta o direito constitucional à livre manifestação e resgata o velho bordão de que os poderes constituídos tratam os assuntos de interesse social como caso de polícia.

Sendo assim, as Centrais Sindicais que assinam esta nota se manifestam em apoio à luta contra os aumentos das passagens, pelo amplo direito de manifestação e contra a violência policial. É fundamental que as manifestações sejam pacíficas e que avancem para a abertura de negociações com os governos dos Estados e municípios sobre o custo das tarifas e as condições oferecidas aos usuários do transporte público.

São Paulo, 17 de junho de 2013.

CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL – CTB

FORÇA SINDICAL