APLB-SINDICATO, MAIS UMA VEZ, MOSTRA SUA FORÇA NO 2 DE JULHO

DSC_0383_ed

Por: Assessoria de Imprensa da APLB-Sindicato

Como sempre acontece, a APLB-Sindicato participou ativamente da festa cívica do 2 de Julho, reafirmando suas bandeiras, que são as reivindicações dos trabalhadores em educação, e sua posição por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Partindo do Largo da Lapinha, às 9 horas, o desfile saiu com a cabocla e o caboclo à frente, símbolos do povo brasileiro, percorrendo as ruas do Centro Histórico da capital, subindo a ladeira do Pelourinho, em direção ao Largo Terreiro de Jesus.

É uma festa que tem uma marca política e popular, a exemplo da primeira vez que o povo saiu às ruas, no dia 2 de Julho de 1823, para alegremente comemorar a saída de Salvador do general português Madeira da Melo, derrotado por heróis brasileiros despossuídos e descalços, entre os quais estavam as heroínas Maria Quitéria de Jesus e Maria Felipa. Eram brasileiros descendentes de escravos e de brasileiros brancos pobres que nada tinham e que lutaram pela independência da Bahia consolidando a independência do Brasil.

A APLB-Sindicato, entidade legítima representante dos trabalhadores em educação da rede estadual, e das redes municipais desse nosso extenso Estado, com seus 61 anos de existência, organizada na maior parte dos 417 municípios, tem sido resoluta nos embates contra o governo totalitário que por muito tempo mandou na Bahia, e tem mostrado sua mesma aptidão de luta durante o governo democrático instalado há 7 anos.

É a APLB-Sindicato a entidade que sempre se contrapôs à política de exclusão adotada por esse grupo político que impunha uma educação para o povo tão-somente para reproduzir a ideologia que dê sustentação aos seus interesses;

É a APLB-Sindicato que lutou intransigentemente para tirar a Bahia da vergonha nacional em termos de educação, pelos altos índices da evasão e exclusão escolar;

Enfim, é a APLB-Sindicato que mantém erguida a bandeira por uma educação que seja integradora, unitária, politécnica, que articule os saberes científicos, tecnológicos e sócio-históricos, a ciência, a cultura e o trabalho, o pensar e o fazer, o refletir e o agir, atendendo a pluralidade étnico-racial e cultural da nossa comunidade, para que os educandos se tornem sujeitos construtores de conhecimento, participantes ativos da vida social, política e produtiva do nosso Estado e do nosso País;

Por que a Independência da Bahia, no imaginário dos baianos, tem uma conotação popular tão forte? A pergunta pode ser respondida sem erro ou temor de que a festa do 2 de Julho, diferentemente do 7 de setembro, foi entendida como o evento mais fortemente ligado às causas populares. A força do povo é que tornou vitorioso o movimento que resultou na Independência da Bahia do domínio opressor dos colonialistas.

É esta força que nos dá esperança de que venhamos a ter uma Bahia cada vez melhor, com redução, ou mesmo fim, do abismo que separa social e economicamente as pessoas. A começar pela educação, que na Bahia sempre esteve em conflito social.

E se hoje seu contracheque está melhor é graças à luta dos trabalhadores em educação do Estado da Bahia, por meio da sua entidade, a APLB-Sindicato – que possui 80 mil sócios das redes estadual e municipais – e há 61 anos vem batalhando em defesa de uma escola pública de qualidade, gratuita e eficiente.

Para a categoria, são inegáveis suas conquistas. Não existe na Bahia nenhuma entidade que nos últimos anos tenha alcançado mais conquistas do que a APLB-Sindicato. Conquistas estas fruto de muita luta e determinação da categoria e da sua diretoria experiente e combatente, mesmo tendo 90% dos seus dirigentes trabalhando na rede, não liberados para suas atividades sindicais.

Além de liderar as lutas no âmbito educacional, nos últimos 15 anos a APLB viveu momentos intensos em todas as transformações ocorridas no Brasil. Por exemplo: o sindicato combateu a política neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, demonstrando cientificamente os equívocos da privatização e da terceirização; e esteve na linha de frente na construção de uma política que levou um operário a ser presidente da República.

A APLB-Sindicato é intransigente na defesa de uma escola pública de qualidade. Por isso, defendeu mais verba para a educação, com a implantação do Fundeb e do Piso Salarial. O sindicato está na luta pela aprovação do Plano Nacional de Educação.

A APLB-Sindicato exige a Valorização dos Profissionais da Educação na luta pelo Piso Salarial (Formação) e Gestão (Carreira).

Nas redes municipais a APLB-Sindicato se enraizou e está consolidada em quase todos os 417 municípios baianos, sendo referência de luta e por isso mesmo tem influenciado a política de cada localidade. Especificamente na rede municipal de Salvador, conquistamos:

•  A eleição direta para gestor escolar (uma das redes pioneiras em estabelecer a gestão democrática);

• AC para os profissionais da educação que atuam no noturno;

• Ao mudar de nível os efeitos financeiros ocorrem a partir da data do pedido;

• Garantido ao profissional da educação readaptado a manutenção de todas as gratificações sem nenhum prejuízo;

• O professor passar do quadro efetivo para o quadro suplementar ao se graduar;

• Reajustes substanciais nos últimos anos;

• Não abrimos mão da isonomia entre ativos e aposentados;

• Mudança de referência aos profissionais da educação que se encontram no estágio probatório, assim como aos que estão no mandato classista;

• Pagamento dos salários dentro do mês trabalhado;

• Pagamento do salário férias em dezembro;

• Paridade nas gratificações dos professores e coordenadores pedagógicos (45%);

• Implantação da gratificação de periferia aos profissionais da educação não docentes;

• Extensão da gratificação as pessoas com necessidades especiais aos profissionais da educação que atuam em classes hospitalares;

• Aumento da gratificação dos secretários escolares;

• Aumento substancial das gratificações dos gestores e vice gestores escolares (em parceira com o fórum de gestores);

• Que todos os anos o calendário letivo seja o  aprovado pela categoria;

• Impedimos a instituição do Instrumento de avaliação Índice Guia na rede;

• Rejeitamos ao ALFA e BETO e impedimos a obrigatoriedade desse programa como queria a atual administração, onde a maioria das escolas optou pela sua não aplicação;

• Impedimos a ampliação da carga horária dos professores e a mudança de horário de funcionamento das escolas;

• Garantimos a liberação de licenças premio e aprimoramento profissional;

• Além de diversas outras;

A luta continua e mais conquistas obteremos com a unidade da categoria através do seu sindicato – a APLB.

E por tudo isso a APLB-Sindicato participou do 2 de Julho e a reafirmou suas bandeiras. Para quem acompanha a APLB-Sindicato e sua luta o que se ouve nas ruas, nas justas manifestações, não é novidade:

– 100% dos royalties do petróleo sejam destinados à Educação

– Piso Salarial Profissional Nacional seja respeitado e pago por todos os governantes

– Fim do Fator Previdenciário

– Os trabalhadores em Educação tenham em todo o país o Plano de Cargos e Carreira

– 40 horas semanais sem redução salarial

– Pagamento da URV

– Reforma Agrária

– A destinação de 10% do PIB para a Educação

– 10% do Orçamento da União para a Saúde

– Plano Nacional de Educação (PNE) já

– Ratificação da Convenção 158 da OIT

– Regulamentação da Convenção 151 da OIT

– Profissionalização dos funcionários da Educação

– Política de valorização dos aposentados

– Melhorias no transporte público e passe livre para estudantes.

VIVA A APLB-SINDICATO!

VIVA O 2 DE JULHO!