APLB-SINDICATO CONTINUA COM AGENDA DE LUTAS! SORTEIO ELETRÔNICO SEM CRITÉRIO EXCLUDENTE!

Ainda que o ano letivo esteja encerrando e após a batalha pela votação do Plano de Carreira, a APLB-Sindicato continua com sua agenda de lutas, cuja pauta traz os itens ainda em andamento e as situações que surgem de forma inesperada.

Nos finais de ano a APLB já apresenta à SMED todas as demandas para o início do ano seguinte, sempre na expectativa de que o ano letivo comece com as condições necessárias para que o seu inicio não se dê de forma precária. Para iniciar esse processo de discussão, a APLB agendou uma reunião com a Diretora Geral de Suporte à Educação – DGSE –, Ana Paula Andrade Mota Moreira, com o Coordenador de Gestão de Pessoas da Educação – CGP –, Manuel Calazans, com a Subcoordenadora Verônica, e convidou o Fórum de Gestores para discutir questões que precisam de ajustes e tantos outros de solução imediata. Divulgaremos em breve o resultado dessa reunião.

Outra reunião que aconteceu dessa vez com a subsecretária da educação Tereza Pontual, foi para tratar do novo formato da matricula para 2015 para a educação infantil, através do sorteio eletrônico. Esse novo formato tem como um de seus critérios a família estar inscrita no Programa Bolsa Família. A APLB, mais uma vez convidou os representantes do Fórum de Gestores para a reunião, que foi ampliada com gestores das unidades onde funciona a Educação Infantil.

A APLB E OS GESTORES SE POSICIONAM CONTRA ESSA FORMA!

Por quê? Por mais que a SMED queira mostrar que essa forma é inclusiva, na prática ela é excludente! O que fazer com as famílias que não estão inscritas no Programa Bolsa Família? Quem nos garantirá que com o sorteio eletrônico todas as crianças serão contempladas? Os irmãos com idades próximas ficarão no mesmo CMEI? E as mães que precisam trabalhar, como poderão deixar seus filhos em escolas diferentes? As crianças que residem próximas aos CMEIS serão contempladas para aquele CMEI?

Esses e outros questionamentos foram discutidos, entretanto entendemos que a reunião ficou inacabada, em vista do horário da subsecretária, assim como o seu posicionamento em afirmar que os critérios foram discutidos, inclusive com o Ministério Público, com gestores de CMEIS e, portanto, mantém posição.

Em vista disso, a APLB já está solicitando uma nova reunião, dessa vez com a subsecretária Tereza Pontual, o Secretario da Educação Jorge Khoury e a Promotora de Justiça, Dra. Maria Pilar Cerqueira Maquieira Menezes, pois o desejo do sindicato, dos gestores e da comunidade escolar é que A EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS E A NINGUÉM DEVE SER NEGADO!