APLB realiza plenária estadual com trabalhadores/as da Educação em readaptação funcional

A APLB-Sindicato realizou hoje (11/05) a 1ª Plenária Estadual de Trabalhadores/as em Educação da Bahia com restrição funcional, em processo de readaptação temporária ou definitiva. O evento ocorreu no auditório Clarice Pereira, na sede do sindicato, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e a página do Facebook da entidade. A plenária foi acompanhada por mais de mil profissionais de ensino da capital e interior.

A reunião debateu o plano de lutas da APLB em favor deste segmento, contemplando questões como o afastamento para estudo/formação, aposentadoria especial, pecúnia e avanço horizontal, perícia itinerante, a aposentadoria dos/as readaptados/as, entre outros. O encontro discutiu ainda  a saúde e o assédio moral sofrido por estes/as trabalhadores/as.

“Discutimos aqui a situação desta categoria, especialmente da rede estadual, onde a gente tem problemas graves, como, por exemplo, a reserva de carga horária. APLB entende que é necessário manter a reserva para aqueles que estão em processo de readaptação”, disse Marilene Betros, vice coordenadora da APLB.

Presente na plenária, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (SindSaúde), Ivanilda Brito, destacou a importância de fortalecer a unidade dos trabalhadores e reivindicar do governo melhorias na assistência médica ao trabalhador público. “Essa política precisa ser implantada para melhor tratar nossos colegas de todos os setores”.