APLB mantém pressão e governo estadual garante pagamento do piso nacional dos professores

Desde o anúncio oficial pelo Governo Federal e assinatura da portaria pelo ministro da Educação Camilo Santana, confirmando o Piso Nacional dos professores para 2023, a APLB-Sindicato se mantém firme na luta e na pressão para que a lei seja cumprida e, estado e municípios da Bahia, cumpram a determinação.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), garantiu que a Bahia vai pagar o piso nacional dos professores, definido pelo Governo Federal em R$ 4.420,55. O anúncio foi feito em reunião realizada neste sábado, 21, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.Para 2023, a lei do piso estabeleceu uma correção de 14,95% em relação ao anterior.

O professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB, pondera que a decisão é fruto da luta e pressão do Sindicato. “Desde o início do ano exigimos o cumprimento da lei. Estivemos na Lavagem do Bonfim junto com a categoria com faixas e cartazes reafirmando nossas bandeiras de luta. Também fixamos outdoors em pontos estratégicos, em toda a Bahia, com a nossa reivindicação. Ainda não sabemos de que forma será o pagamento anunciado. O correto é pagar o piso para toda a carreira, inclusive com os aposentados. Essa é a nossa luta! Teremos reunião com o governo do estado e esperamos que esse seja o tom da discussão”, destacou Rui.

Rui Oliveira reintera que haverá reunião na próxima quarta-feira (25/01) entre a direção da APLB e representantes do governo quando, além de outros assuntos, a pauta sobre o piso nacional estará na mesa de negociações. Ele aponta que a valorização da classe trabalhadora, inclusive dos profissionais da educação, é de suma importância para o crescimento do nosso País.

A APLB orienta que a categoria esteja atenta e que acompanhe o Portal da APLB e as redes sociais oficiais.