APLB Divulga os Anais do IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica do DIVERSO/UNEB

A APLB-Sindicato disponibiliza os links (confira o material também ao final do texto) para acesso aos Anais do IV CODDIBA – Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica,  no formato da Coletânea Profissão Docente na Educação Básica. A Coletânea está disponível na página da Editora Brazil Publishing  e, em breve,  no site do Grupo de Pesquisa DIVERSO.

O Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica é um evento nacional, promovido pelo Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, da Universidade do Estado da Bahia –UNEB. O objetivo é articular pesquisadores(as), professores(as) da Educação Básica e estudantes de graduação e pós-graduação no debate epistêmico-político sobre questões contemporâneas que envolvem a profissão docente na crise  sociopolítica,  sanitária e educacional do país.

No Livro 6, um dos artigos é do Coordenador Pedagógico André Almeida Santos e da Professora Vanessa Thomazini, ambos do NTE 07, Colégio Estadual professora Jane Assis Peixoto, com o título: UBERIZAÇÃO, YOUTUBERIZAÇÃO E LIVERIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, que analisa o processo de implementação de práticas de controle via plataformas digitais que emergem com técnicas vinculadas à uberização, liverização e youtuberização no ensino médio do estado da Bahia, processo este intensificado pelo início da pandemia no Brasil.

O Coordenador Pedagógico André Almeida expressa como foi participar do IV CODDIBA: “O Colóquio nos possibilitou demonstrar as condições em que o ensino remoto emergencial vem ocorrendo, ajudando a desmistificar a falácia de que professor não está trabalhando.  Foi gratificante poder discutir essas dificuldades e somar com a luta da APLB-Sindicato. A intenção é melhorar as condições estruturais do trabalho docente  e combater a precarização da práxis pedagógica”.

Consideramos um rico material de pesquisa e uma referência para a formação e fortalecimento do magistério. Parabéns ao DIVERSO/UNEB pelo IV CODDIBA e por todo movimento junto aos professores/as da Educação Básica.

CONFIRA: