APLB denuncia municípios que não cumprem a lei do piso na COEED 2023; evento foi encerrado hoje, em Salvador

Nesta terça-feira (05/12), segundo e último dia da Conferência Estadual de Educação (COEED 2023), os participantes discutiram o documento de referência da CONAE 2023-2024, com propostas para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) da próxima década. O encontro elegeu ainda os/as delegados/as para a etapa nacional do evento.

Como umas das entidade mais representativas do setor educacional na Bahia, a APLB-Sindicato marcou presença na COEED destacando o seu posicionamento a favor da valorização da classe dos/as trabalhadores/as em Educação.

“Reafirmamos a luta pelo piso, denunciamos que o governo da Bahia não repassa os percentuais definidos anualmente por lei aos aposentados, que 90% dos municípios baianos não cumprem a lei do piso nem o plano de Carreira e também fizemos diversas proposições para os 1 mil delegados presentes. As autoridades do executivo estadual que participaram, entre elas, a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, tiveram que engolir as críticas feitas pela APLB”, disse o coordenador geral do sindicato, professor Rui Oliveira.

Reginaldo Alves, diretor da APLB, destacou a necessidade de um debate mais aprofundado, devido a importância e tamanho do evento.

“A COEED cumpre papel fundamental na construção de propostas para o ensino. Por isso, precisávamos de mais dias aqui para uma discussão mais aprofundada e cuidadosa de cada eixo, cada proposição da Conferência”, pontuou.