APLB defende revogação da Portaria 190 em audiência pública na ALBA

A direção da APLB-Sindicato esteve presente na manhã desta quarta-feira (10/04), em uma audiência pública com o tema “Portaria 190 –  Qualidade e Autonomia Escolar”. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e foi promovido pela Comissão de Educação da ALBA. Arielma Galvão, da Diretoria de Educação da APLB, compôs a mesa de debates. Além dela, estiveram presentes também na audiência, a diretora Carla Oliveira, da diretoria de Mulher,  Gênero e Diversidade e o  diretor e primeiro secretário Reginaldo Alves, este também em nome da CTB-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

“O posicionamento da APLB é firme e claro: defendemos a revogação da portaria”, destacou  Arielma.

Durante a audiência, foi ressaltado que o governo aceitou a proposta da APLB de criar uma comissão com o objetivo de revogar a portaria e discutir um novo instrumento de política pública relacionado à avaliação da aprendizagem.

A posição da APLB foi reafirmada, destacando que a direção tem promovido a escuta de estudantes e professores (as), visitando escolas e realizando pesquisas para compreender as necessidades da comunidade educacional.

A APLB não tem dúvidas dos equívocos da Portaria 190, que fere a autonomia da escola, mas reconhece o avanço representado pela formação da comissão.

A comissão contará com a participação de Arielma Galvão, Reginaldo Alves e a vice-coordenadora da APLB, Marilene Betos.para discutir, junto com membros da Secretaria de Educação a revogação e a possibilidade da construção de outro instrumento.

A APLB continua firmemente engajada na luta pela educação de qualidade na Bahia! Essas foi a posição defendida pela APLB-Sindicato na audiência pública sobre a portaria 190.