APLB DEBATE REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA COM SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE GUAJERU-BA

Nesta sexta-feira (10/12), a direção da APLB-Sindicato-Delegacia da Caatinga reuniu-se com a secretária de Educação do município de Guajeru, Bahia, Fátima Viana de Souza, para discutir reivindicações dos trabalhadores de ensino. Participaram da reunião a coordenadora geral do Núcleo da APLB na cidade, professora Vanuza Andrade, e demais diretores locais, as diretoras da Delegacia, Vanúsia Lobo e Joelma Machado, o diretor da APLB-Regional Sudoeste, Cezar Nolasco e o assessor jurídico do sindicato, Dr. Clóvis.

Na ocasião a APLB cobrou da gestão o rateio das sobras do FUNDEB de 2021. No entanto, a secretária de Educação informou que a folha já ultrapassou os 70% e, por isso, não deve haver sobras este ano. Sendo assim, a categoria decidiu, em assembleia realizada após a reunião, que a APLB vai solicitar do governo um relatório de prestação de contas de 2021, comprovando a inexistência das sobras. A entidade decidiu ainda contratar um técnico para analisar as informações da folha de pagamento.

A APLB tratou ainda de questões como a valorização da categoria por meio de ações como a reestruturação do Plano de Carreira dos professores, a criação do Plano de Carreira dos funcionários das escolas, além da capacitação dos mesmos. A Secretária de Educação apontou que já existe um avanço no município em relação a formação dos funcionários das escolas.

Na assembleia, a assessoria jurídica da APLB explicou que o processo dos Precatórios do FUNDEF do município já está sentenciado e deve entrar no Orçamento Federal do ano que vem para pagamento em 2023.

“A APLB está acompanhando a ação. Por meio da nossa luta garantimos o direito dos professores receberem 60% desses recursos. Na assembleia também foi informado que, por decisão sentenciada pelo Tribunal Regional do Trabalho, somente a APLB Sindicato pode representar os trabalhadores em Educação do município”, declarou Nolasco.