APLB debate Calendário Letivo com dirigentes das escolas estaduais Carlos Barros e Aliomar Baleeiro

No último dia 16, a APLB-Sindicato debateu “Calendário Letivo 2020 x Pandemia de COVID-19 e suas Implicações” com dirigentes das escolas estaduais, Carlos Barros e Aliomar Baleeiro, em Salvador. Os dirigentes da APLB, Rui Oliveira, João Santana, Lucas Sobrinho, Hércia Azevedo, e Luciano Cerqueira, discutiram o tema com os diretores dos colégios, professores, Luciano Melo e Andreia Passos, além do corpo docente das duas instituições de ensino.

Rui Oliveira, coordenador geral da APLB, destacou a desigualdade econômica no país, o aumento da fome e violência com a pandemia. Lembrou “a atuação fundamental do SUS para garantir a vida, da relevante participação dos deputados progressistas na criação e efetivação do repasse do Auxílio Emergencial, que trouxe alento para uma parcela da sociedade, desempregada”.

O dirigente falou ainda sobre a proposta do Novo Fundeb, Precatórios do FUNDEF e a necessidade de votação e aprovação urgente da PEC 15, para garantir o financiamento da Educação em todo território nacional. Rui também ressaltou a atitude da APLB, em defesa da vida, no início da pandemia, quando pressionou o governo do estado a editar o Decreto de suspensão das aulas nas escolas públicas, estaduais e municipais da Bahia, ainda no mês de março.

Para Hércia Azevedo, “a discussão sobre a realidade da Educação e da pressão sobre os trabalhadores da área de ensino em tempos de pandemia nos possibilitou um debate para o entendimento de que não é possível o retorno às aulas na atual conjuntura. A posição da APLB-Sindicato foi assertiva no papel de garantir o respeito, não só por direitos funcionais, laborais e de valorização, mas pela garantia da vida. Os trabalhadores em Educação estão sendo pressionados de forma desumana frente a essa conjuntura incerta. Professores estão passando por um dos piores problemas da sua história funcional e laboral. Todo esse processo adoece e termina fomentando o surgimento de síndromes, bem como o adoecimento do corpo e da mente. Seguir na luta por saúde e vida é o princípio da APLB, em seu protocolo sindical de luta por melhores dias na Educação baiana”.

Na ocasião, Luciano Cerqueira apresentou o seu trabalho voluntário atividades remotas, desenvolvido com alunos do Colégio Estadual Barros Barreto, no bairro de PARIPE.

“Tal ação, visa o acolhimento dos alunos do 3⁰ ano Ensino Médio, além de proporcionar momentos de estudos, tendo em vista a realização das provas do ENEM 2020, programadas para 17 e 24 de janeiro de 2021. Além de mim, mais cinco professores do colégio contribuem com atividades distribuídas durante cinco dias da semana. Participam, em média, 60 % dos alunos da escola, além de outros estudantes da comunidade e colégios vizinhos. As atividades acontecem com aulas através de uma plataforma digital, gravação de vídeoaulas, resolução de exercícios, com gabarito comentado. Acreditamos que dessa forma, estamos mantendo nossos alunos em atividade, minimizando as desigualdades sociais, nesse momento tão difícil de Pandemia do Covid-19”, disse.