A FORÇA E A RESISTÊNCIA DA CATEGORIA RESULTARAM EM VITÓRIAS!

Foi bonito ver nossa categoria descer pela Avenida Sete, Ladeira de São Bento, passando pela Praça Castro Alves para chegar à Praça Municipal, nesta terça-feira (14). As batidas dos Tambores de Búzios, os discursos no microfone do carro de som, as faixas, pirulitos e as cartas que foram distribuídas chamaram a atenção do povo, que aplaudiu e entendeu as razões de estarmos nas ruas exigindo do executivo municipal mais investimentos na Educação e mais respeito por nós e nossos alunos.

A luta exigindo respeito pelos jovens, adultos que não tiveram a oportunidade de estudar nas etapas convencionais e que hoje estudam na EJA. O fato é que a SMED aprofunda as desigualdades sociais quando implementa a política de fechar turmas, bem como, acabar com esse segmento de ensino em diversas escolas da rede. Quanto à Educação Infantil, a renovação do Programa Pé na Escola caracteriza-se pela falta de compromisso do executivo municipal em oferecer essa etapa de ensino na rede pública municipal, transferindo-a da esfera pública para a do mercado. É de indignar quando as aposentadorias e mudanças de nível não são publicadas, deixando professores e coordenadores pedagógicos esperando anos para ver garantidos esses direitos. A PEC 32, a PEC dos Precatórios, a defesa da vida, da democracia, são bandeiras prioritárias. Faltam professores na rede e a SMED não nomeia os concursados. Os protocolos de biossegurança não são cumpridos nas escolas, como se a pandemia estivesse acabado. Precisamos também de sobre como estão sendo gastos os recursos do FUNDEB.  Esses são alguns graves problemas que estamos exigindo solução!

No dia seguinte, quarta-feira (15), lá estávamos nós de novo nas ruas! Desta vez, a concentração ocorreu em frente à Câmara de Vereadores para acompanhar a votação do PL 03/2021.  Vitória da categoria! Vitória da APLB-Sindicato!

O movimento durante esses dois dias foi positivo?  Sem dúvida!

Primeiro, mostramos a nossa indignação em relação à forma como a administração trata a educação e os seus trabalhadores; segundo, derrotamos mais um ataque contra a Educação, desta vez, com a ameaça de acabar com a eleição para gestores e vices das unidades escolares; terceiro, porque foi garantida negociação, marcada para o início de janeiro, para tratar pauta de reivindicações.

A ELEIÇÃO PARA DIREÇÃO DAS UNIDADES ESCOLARES ESTÁ PRESERVADA!

Esta vitória foi alcançada por meio de uma negociação entre a direção da APLB-Sindicato, o secretário de Gestão Tiago Dantas, os vereadores Augusto Vasconcelos (PCdoB), Maria Marighella (PT) que contou também com a presença do líder do governo, Paulo Magalhaes Junior (DEM). Após a grande caminhada, na terça feira, foi garantida essa reunião com o secretário de gestão que contou também com o apoio, além dos vereadores já citados, da vereadora Marta Rodrigues (PT) e o Deputado Estadual Hilton Coelho (PSOL). A esses parlamentares, nossos sinceros agradecimentos!

Ontem, a pressão da categoria em frente à Câmara de Vereadores foi fundamental, pois garantiu que fosse votada a emenda ao PL, preservando a gestão democrática e participativa nas unidades de ensino da nossa rede. #Essa conquista é nossa! Ninguém mexe!

O projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores  e que agora vai para sancionamento pelo prefeito, traz outro  importante avanço que há muito tempo reivindicamos.  Trata-se da manutenção das gratificações para as licenças maternidade e paternidade, dentre elas a de periferia ou local de difícil acesso. Quanto às demais licenças saúde, só está garantida a de acidente em serviço, mas a APLB continuará discutindo com o executivo municipal sobre a manutenção da remuneração integral para as licenças saúde em qualquer situação.

O ANO LETIVO DE 2022 VAI COMEÇAR COM LUTA!

A APLB-Sindicato já avisou ao executivo municipal e toda a categoria fique em alerta! Se as demandas constantes da pauta de reivindicações que continuam reprimidas não avançarem de forma positiva, vai ter luta! A Campanha salarial começa em janeiro!

VAMOS ENTRAR DE FÉRIAS! É o momento dedicado ao merecido descanso do trabalhador. São os 30 dias necessários para recarregar as energias! Enquanto isso, a direção da APLB estará nas negociações e manterá todos informados. Construiremos uma agenda de lutas 2022, pois teremos um ano muito intenso, com eleições institucionais, pois é nossa tarefa derrotar o atraso, a extrema direita que se instalou no nosso país, tendo como aliados os que governam a nossa cidade.

Vamos juntas (os)!

Em defesa da Vida!

Em defesa da democracia!

Por uma Educação pública de qualidade!

Por uma SMED que escute os anseios dos alunos e atenda as nossas reivindicações!

Por um Brasil sem Bolsonaro!

Feliz Natal e uma entrada de ano renovados e dispostos a retomar a luta!