8º ENCONTRO NACIONAL DE FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO, REALIZADO EM MACEIÓ

Nivaldino1
Fotos: CNTE
Foi realizado de 24 a 27 de julho de 2013, o 8º Encontro Nacional do DEFE, promovido pela CNTE, na cidade de Maceió, para debater diversos assuntos pertinentes aos funcionários da educação.
Estiveram presentes 220 pessoas de quase todos os estados do Brasil. A APLB participou com 12 delegados e com representantes de alguns municípios da Bahia (Jaguaquara tendo como representante a funcionária Ana Rita; Amélia Rodrigues, representada por Márcia e Zilma; Irará, representada por Reinaldo e Marizete; Denerval representado Jequié; e Dinólia, representando Ipirá. Salvador foi representada por Dilma, Edimilson ambos da rede municipal, e a rede estadual foi representada por Carlos Andrade, José Tenório e Nivaldino Félix).
“É importante ressaltar que esta delegação foi muita disciplinada no decorrer de todo o evento, participando de forma firme de todos os debates, o que é fundamental para adquirir conhecimentos”, afirma Nivaldino Félix.
Ele informa que na abertura do encontro houve uma apresentação cultural com a banda musical do Sintel. Depois, houve uma show com um cantor local numa belíssima apresentação, cantando músicas regionais.

Nivaldino7

Nesse oitavo encontro o debate que mais chamou atenção foi o que propôs mudar a designação de Departamento de Funcionários para Secretaria, proposta que no transcorrer desses 18 anos de DEFE, foi rejeitada. A Bahia votou a favor da manutenção do Departamento de Funcionários.

“Outra questão que devemos ressaltar nesse encontro é a democratização nas decisões, quando todos os coordenadores dos DEFE estaduais foram chamados para opinar sobre as propostas apresentadas pela plenária”, diz Nivaldino Félix.
Nivaldino Félix, coordenador do DEFE-BA, dirigiu a mesa sobre terceirização, junto com a representante de Alagoas, Darci, esse tema também foi alvo de grande atenção por parte dos presentes, já que atinge de forma  contundente a vida sindical.
Algumas das propostas aprovadas:
1-Realizar uma campanha nacional contra a terceirização em todo o Brasil.
2- A CNTE, promover uma campanha nacional, em conjunto com outras entidades, pela exclusão do inciso IX, do art. 37 da Constituição federal.
3-Nas assembleias legislativas, propor projeto de lei, garantido que ao atingir 10% das vagas na educação pública, seja realizado concurso público.
4-Orientar as entidades afiliadas que amplie a representação de funcionários na sua direções estaduais e no conselho de entidades.
5-Lutar para que os funcionários sejam lotados nas secretarias de educação, estadual e municipal e não nas secretarias de administração.
6-Instituir o dia 6 de agosto como o dia do trabalhador em educação.
7-Mobilização nacional contra a PEC 4030, que tem como objetivo terceirizar o serviço público, o que fere a Constituição federal
Assessoria de Imprensa. Com informações de Nivaldino Félix, diretor de Imprensa da APLB-Sindicato e coordenador do DEFE-BA.

Nivaldino8

Nivaldino6