28 DE OUTUBRO –  Na opinião de 68% dos brasileiros, servidor público não é respeitado e nem valorizado

Qual a opinião dos brasileiros sobre quem trabalha no serviço público? No sábado (28/10), foi o Dia do Servidor Público e, esta semana, uma pesquisa inédita divulgada pelo DataFolha, encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente, mostrou que, para 63% dos brasileiros, a minoria ou nenhum funcionário público é respeitado e valorizado pela população do país. Além disso, 74% dos que responderam a pesquisa acreditam que todos, ou a maioria dos funcionários públicos, enfrentam dificuldades com chefes despreparados.

Outro dado que chama a atenção é a percepção de 83% dos entrevistados  de que funcionários públicos poderiam oferecer mais para a população caso o governo desse mais condições para a realização de suas funções.

ACESSE A PESQUISA NA ÍNTEGRA

“Os dados da pesquisa confirmam a necessidade de que o país avance no debate sobre pessoas que trabalham no setor público e cujas ações impactam a vida de todos nós. O Brasil precisa urgentemente de uma transformação do Estado que aposte na implementação de políticas para lideranças que atuam em governos, em dar mais transparência sobre o funcionalismo, em reduzir as desigualdades salariais no setor público”, diz Clarissa Malinverni, do Movimento Pessoas à Frente.

Quanto mais servidores sindicalizados, melhor

Para o presidente da CNTE, Heleno Araújo, é dever do Estado – nas três esferas de governo – formar equipe com pessoas concursadas e valorizadas profissionalmente. “Somos nós que atendemos as demandas da população, através das políticas e ações do Poder Executivo”, afirma..

Heleno lembra que a Noruega, com 30,22% de servidores (as) públicos, é o país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo. “Aqui no Brasil, representamos 12,45% do conjunto da classe trabalhadora dos órgãos públicos. Percebem a nossa importância? Quanto mais servidoras e servidores públicos, melhor a qualidade de vida de toda a população”, opina.

O dirigente também reforça a importância de os servidores se filiarem aos sindicatos da sua classe para que eles/as se fortaleçam coletivamente e estimulem melhoria das condições de trabalho.

Fonte: CNTE