Não estamos de luto! #LutoPelaDemocracia – Abertura do impeachment de Dilma passa no Senado

A decisão do Senado nesta quinta-feira, 12 de maio, para muitos é considerada uma grande derrota. Não, não é uma derrota! É um aprendizado e um motivo para batalharmos por tudo que conquistamos e queremos preservar para o bem da nação brasileira. A soberania da Democracia preservará em nossos corações e em nossas almas. Não vamos desistir e não aceitaremos esse governo #ilegível. A partir de agora, vamos nos unir ainda mais para derrubar essa manobra que mancha a história da política do Brasil. Vamos erguer as nossas cabeças e continuar lutando. Faça parte do nosso #TWITTAÇO de aviso aos golpistas que não estamos de luto.#LutoPelaDemocracia. (Frente Brasil Popular).

O clima é de golpe institucional, uma vez que nem deputados, nem senadores conseguiram convencer que Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade, mas mesmo assim, aprovaram seu afastamento do Palácio do Planalto. Em sessão iniciada nesta quarta-feira (11) e que terminou às 6h34 desta quinta (12), 55 senadores foram favoráveis à abertura do processo contra a petista e 22 foram contrários.

Agora, Dilma será afastada por até 180 dias, enquanto os senadores julgarão o mérito das chamadas “pedaladas fiscais” e dos decretos de crédito orçamentários, supostos crimes cometidos por ela, segundo a ação que originou o afastamento da presidente.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), fica cada vez mais claro que o que se estabelece é um golpe institucional. Lamento participar deste dia, que é um dos mais tristes da democracia brasileira. Estamos diante de um golpe de uma maioria que se formou no Congresso por discordar desse projeto de país representado por Dilma. Eles querem voltar a privilegiar o capital em detrimento das pessoas e, por isso, se voltaram contra a presidenta”, afirma.

O primeiro secretário do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO), já levará na manhã desta quinta-feira, ao Palácio do Planalto, a notificação da decisão do Senado. A própria presidente deverá receber o documento. O parlamentar levará também uma notificação, comunicando ao vice-presidente Michel Temer que ele será o governante em exercício. Só então Temer assumirá o cargo.

A expectativa é que na próxima fase – onde se analisará o mérito das denúncias contra Dilma – o jogo vire. Quando os senadores se debruçarem sobre o mérito, a esperança é que isso mude.

Faça parte do  #TWITTAÇO. Não estamos de luto.#LutoPelaDemocracia.

Luto pela democracia

Notícias anteriores:

Dia Nacional de Paralisações em todo o Brasil

Convocado pela CNTE, centrais sindicais, Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, o Dia Nacional de Paralisações contra o golpe e em defesa dos direitos sociais e trabalhistas começou com grande êxito.

Em todos os Estados do Brasil aconteceram mobilizações de trabalhadores e categorias. O objetivo é chamar a atenção da sociedade brasileira e do exterior para o golpe em curso no País. O movimento social e sindical dá uma demonstração da resistência ao golpe e à retirada de direitos duramente conquistas.

Nas redes sociais, ativistas digitais usaram a hastag #OcupeTudoContraOGolpe, que ficou em primeiro lugar na relação de assuntos mais comentados no Brasil.

Educadores, trabalhadores Metalúrgicos, dos Correios, Petroleiros, Rodoviários, da Construção civil, Bancários, Comerciários e outros ramos de categoria de empresas públicas e privadas realizaram atos em frente aos locais de trabalho para dialogar com os trabalhadores os riscos aos direitos trabalhistas de um possível governo Temer.

As principais avenidas e vias de grandes cidades também foram paralisadas. Na Bahia, uma oficina de Cartazes organizada pelos estudantes no Colégio Central da Bahia, ocorreu às 10h. A tarde, um Ato Cultural  da Educação, organizado pelos estudantes e professores, às 15 horas, na Praça no Campo Grande reuniu centenas de manifestantes.

Fotos: Getúlio Lefundes

Em outros estados:

Em São Paulo, a Avenida 23 de maio, Ponte da Vila Maria, assim como a rodovia Marginal Tietê, Dutra, Anhanguera, Bandeirantes. No Rio de Janeiro, os trabalhadores dos Correios, Bancários e Petroleiros fizeram atos, este último na Refinaria Duque de Caxias.

Em Minas Gerais, os movimentos sociais pararam a BR 265, entre Salinas e Montes Claros, e a BR 040.  O ato foi realizado em frente ao trevo de Congonhas durante a madrugada, o que inviabilizou o funcionamento das mineradoras Vale, Ferrous Resources, Gerdau e CSN na região.  Houve bloqueio também na BR 135, próximo a Buenópolis, norte de MG. Os trabalhadores da Liquigás fizeram um ato em frente ao Centro Operativo na sede da empresa em Betim.

No Distrito Federal movimentos paralisaram as BRs 020 e 070 no DF.

A BR 324, na entrada e saída de Feira de Santana,ficou ocupada pelos camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) junto a militantes das centrais sindicais. A rodovia Itabuna/Ilheus e a avenida Suburbana no sentido centro de Salvador também ficou fechada. Trabalhadores comerciários fizeram caminhada no centro da capital..

Em Pernambuco, a BR 101 Sul próximo a fábrica da Vitarella, foi fechada  também por movimentos que se organizam através da Frente Brasil Popular. No Piauí, várias trechos da BR foram fechados por manifestantes, sendo em Teresina na BR 316, Em Amarante na BR 343. Em Picos o ponto de concentração foi na BR 316 e 407. Na rua  Rio Branco, centro da Capital, aconteceu a terceira aula sobre democracia.

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) paralisaram as vias da Região do Alto Sertão Sergipano e da Região do Baixo São Francisco.

Em Rondônia, atingidos e atingidas por barragens militantes do MAB também participaram das mobilizações contra o golpe. Em Vargem Grande, no Maranhão, manifestantes ocuparam a BR 222.

Manifestantes sofrem forte repressão do Batalhão de Polícia de Choque, neste momento, na BR 101, em Suape, em Pernambuco. A via ficou bloqueada desde às 6h desta terça. Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte também fizeram mobilização contra o golpe.

No Sul, ocorreram manifestações no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande de Sul. Em Foz do Iguaçu Movimento Sem-Terra junto com outros movimentos sociais fecharam a Ponte da Amizade e a Universidade Latino-Americana. Na capital, Curitiba, Cerca de duas mil pessoas fizeram abraço simbólico no Banco do Brasil, da Praça Tiradentes, e na Caixa Econômica, na Praça Carlos Gomes. Já no Rio Grande oito rodovias foram fechadas. Em Santa Catarina também aconteceram fechamentos de rodovias.

No Mato Grosso do Sul, mesmo sob forte chuva, os movimentos sociais junto com as centrais sindicais pararam também rodovias antes das 8 da manhã.

No Rio Grande do Norte, contra a perda de direitos trabalhistas, os trabalhadores rodoviários organizaram uma paralisação dos ônibus da capital, Natal, até às 12h.

Notícias anteriores

Agenda de atividades desta terça-feira, 10 de maio, Dia Nacional de Luta

Screenshot_2016-05-09-18-53-57-1

Conforme orientação da CNTE, a APLB-Sindicato convoca a categoria a aderir a Paralisação Nacional nesta terça-feira,10 de maio, em defesa da democracia e pelos direitos dos trabalhadores.

Atividades encaminhadas para Salvador:

Oficina de Cartazes organizada pelos estudantes no Colégio Central da Bahia, às 10h.

Ato Cultural  da Educação, organizado pelos estudantes e professores, às 15 horas, na Praça no Campo Grande.

Realização: AGES, UEES-BA,UBES