#16MEDUCAÇÃO EM WENCESLAU GUIMARÃES – EDUCADORES REPUDIAM AÇÃO TRUCULENTA DA PM CONTRA PROTESTO PACÍFICO!

Em dia de luta por direitos e melhorias professores são impedidos de fazer movimentos em via pública ou na rodovia federal, em Wenceslau Guimarães, na quarta-feira (16). Segundo relatos dos profissionais da educação, ao chegar no local do ato do protesto  foram recepcionados pela Polícia Militar que tentou impedir a manifestação. De forma pacífica e ordeira, os professores estavam programados para se concentrar na entrada e/ou saída da cidade e posteriormente na BR-101. Não houve baderna e nem exageros, uma vez que o artigo 1° da Lei Nº 7.783, de 28 de junho de 1989 garante legalidade de greve ou paralisações semelhantes. Segundo informações dos profissionais em Educação, houve intimidação e postura rude dos PMs. Alguns professores foram afetados e passaram mal quando os policiais caminharam em meio ao grupo e lançaram, sem alguém perceber, spray lacrimogêneo. Foi necessário o amparo de outros colegas, pois tiveram dificuldades para respirar, falar e de enxergar. Veja as imagens e fotos:

Objetivos da manifestação

Cumprimento do piso (33,24%) do magistério 2022, 40H (R$ 3.845,63);

Cumprimento do protocolo de segurança por parte do poder público, Das Escolas Municipais; Reformas Das Escolas Municipais;

Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).

Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na Educação.

Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes.

Contra a Militarização escolar, o homeschooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido)