Vice-coordenadora da APLB é empossada como membro do Conselho Estadual de Educação da Bahia para o quadriênio 2024-2028

Foto: Yasmin Marinho

A posse dos novos membros titulares e suplentes do Conselho Estadual da Educação na Bahia (CEE) foi realizada na segunda-feira (22/04). Entre os empossados, a vice-coordenadora da APLB-Sindicato, Marilene Betros, que foi reconduzida para mais um mandato no CEE.

“Essa missão muito me orgulha e é importante ter um representante da APLB, que sempre defendeu a educação pública, no Conselho Estadual de Educação. O ensino ofertado em nosso estado deve observar os diversos aspectos do nosso povo e da nossa cultura. A escola e a sociedade são plurais e o Conselho tem que refletir tudo isso, tendo por princípio uma composição plural e laica”, pontuou Marilene Betros.

A participação de representantes dos trabalhadores no Conselho garante ao órgão uma atuação diferenciada. A expectativa é que o CEE, órgão que contribui para a formulação e regulamentação das políticas educacionais do estado, cumpra um papel plural, buscando priorizar a interlocução da sociedade com o poder público.

Nos próximos quatro anos (2024-2028), os conselheiros e conselheiras serão responsáveis por acompanhar, analisar, sugerir e orientar os caminhos da gestão da Educação do Estado, nas modalidades de ensinos Médio, Superior e Profissional. Os 18 membros, 12 titulares e seis suplentes, que tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do 12 de abril, foram empossados, compondo o Conselho Pleno de 24 conselheiros titulares e a suplência com 12 nomes à disposição. Com a liderança do presidente e da vice-presidente, Dinalva Melo do Nascimento, já empossados no dia 8 de abril, o CEE cuidará de, aproximadamente, nove mil escolas e quatro universidades estaduais.

A cerimônia aconteceu no auditório do conselho, no bairro do Costa Azul, em Salvador, com a presença do coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, da secretária da Educação do Estado, Rowenna dos Santos Brito; do presidente do CEE, Roberto Gondim Pires, e da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, além de educadores e representantes da sociedade civil.

Foram membros titulares empossados: Marilene dos Santos Betros, Weslen Sandro Moreira Santo, Claudemir Nonato de Santana, Ádramo Costa da Silva, Cristina Silva Andrade, Dinalva Melo do Nascimento, Iracema Lima dos Santos, Anna Cristina Pinto Croesy, Gelcivânia Mota Silva, Nildon Carlos Santos Pitombo, Williams Panfile Santos Brandão e Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves. Os membros suplentes são: Gilvânia da Conceição Nascimento, Rosana Mara Chaves Rodrigues, Cláudia Maria de Souza Moura, Nívea Maria Gomes Araújo, Aline D’Oliveira Lopes e Ludmila karla Souza Figueiredo.