Uauá: Professores da rede municipal realizaram protesto pela falta de diálogo da gestão municipal

Nesta segunda-feira, 26/02, os professores da Rede Municipal de Educação de Uauá, que ainda estão em férias, saíram pelas ruas da cidade, em protesto pela falta de diálogo da gestão municipal, que não atendeu à solicitação da categoria para debater o “Reordenamento” da rede em uma audiência pública.

Os professores encontraram-se na sede da APLB-UAUÁ e de lá partiram em caminhada rumo à Secretaria de Educação, onde protestaram pela falta de diálogo e adentraram no recinto para fazer uma oração. Em seguida, passaram na Câmara de Vereadores, pedindo apoio; na prefeitura, clamando por diálogo com o prefeito, e na feira livre, momento em que conversaram com os pais e alunos sobre o direito de ter escola no campo, perto da casa dos alunos: “NÃO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS NA ZONA RURAL”.

O coordenador, Francisco-Prolepses, pontuou:

“Durante o ano de 2017 inteiro nós solicitamos reunião com o prefeito e a secretária de educação para versar sobre os assuntos que são do nosso interesse. Eles só nos chamam para falar do que vão fazer, decisões já tomadas sem a participação dos principais interessados: os professores. A proposta de “reordenamento” da gestão foi a gota d`água, ESTÁ SENDO APLICADA SEM OUVIR OS PROFESSORES, MESMO A CATEGORIA TENDO PEDIDO UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NOVEMBRO DE 2017. A secretária nem olhou! Nós já temos uma decisão tomada em assembleia do dia 20 de fevereiro de 2018 de que só iniciaremos o ano letivo quando a gestão sentar para dialogar com a gente. Nós não somos ovelhas para sermos levados ao matadouro ao bel-prazer; e a nossa comunidade sabe disso. Nós alertamos! Tentamos o diálogo! Tentamos ser ouvidos! Quando não querem, NOS UNIMOS E AGIMOS. NÓS SÓ QUEREMOS QUE NOS RESPEITEM COMO PROFISSIONAIS QUE SOMOS. RESPEITEM OS NOSSOS DIREITOS. Aliás, até o momento, estamos sem O TERÇO DE FÉRIAS, REAJUSTE DO PISO E NENHUMA RESPOSTA SOBRE AS GEAPs, QUE PEDIMOS DESDE 2017. É um absurdo! Convoco aos meus colegas para ficarem atentos aos nossos direitos que estão sendo, visivelmente, RASGADOS(COMO NUNCA NESSES ÚLTIMOS ANOS). NÓS CONQUISTAMOS UMA CARREIRA COM VIÉS DE VALORIZAÇÃO, ELES SE UNIRAM PARA DESTRUIR. Que Jesus nos ilumine e proteja sempre. Avante!!”

A Diretoria