‘SOS PLANSERV’ – Sindicatos irão propor auditoria para corrigir falhas no Planserv

Proposição será feita ao MP em audiência pública marcada para o dia 7, diz APLB

Fonte Matéria:  Correio da Bahia, publicado  em 24/07/2023

Beneficiários reclamam de questões como a precarização do atendimento e a falta de estrutura no interior do estado. Crédito: Arquivo CORREIO

Foi marcada para o dia 7, às 14h, uma audiência pública para tratar da qualidade do atendimento do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). Serão apresentadas ao Ministério Público (MP) da Bahia, pelo movimento ‘SOS Planserv’, questões como a precarização do atendimento; o descredenciamento de clínicas; a falta de estrutura para a realização de exames no interior do estado; e a queda do percentual disponibilizado no orçamento estadual.

As informações são do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB). Segundo a APLB, os sindicalistas irão propor a realização de uma auditoria no plano, com o objetivo de corrigir as distorções enfrentadas por beneficiários no acesso a consultas, exames e atendimentos de emergência.

“Na luta contra o sucateamento do Planserv, essencial à saúde e bem-estar dos servidores públicos e pela garantia de um melhor atendimento, a direção da APLB-Sindicato tem participado de audiências no Ministério Público do Estado da Bahia e reuniões com gestores do estado”, afirma a entidade.

Compõem o movimento ‘SOS Planserv’, ainda, outros sindicatos estaduais que formam a Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado (FespeBahia), como o dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde); o dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud); e o dos Servidores da Fazenda (Sindsefaz).

Procurado, o Planserv respondeu que, “como plano assistencial de saúde, tem como prioridade a ampla oferta do acesso à saúde, com qualidade, a seus beneficiários, contribuindo com os órgãos de fiscalização para a melhoria na prestação de seus serviços”.