Sob protesto da APLB-Sindicato, vereadores aprovam projeto Pé na Escola

Com a galeria do Plenário da Câmara Municipal de Salvador lotada de professores liderados pela APLB-Sindicato, os vereadores aprovaram o Projeto Pé na Escola (PL nº 291/2018), por 26 votos a 8, na sessão ordinária de terça-feira (11). De autoria do Poder Executivo, a proposta visa ofertar cerca de 10 mil vagas para crianças em idade pré-escolar (4 e 5 anos), em parceria com instituições privadas de ensino. Apesar da aprovação do projeto, o sindicato e os vereadores que votaram contra deixaram claro que a proposta do prefeito ACM Neto é danosa à educação soteropolitana.

O investimento inicial previsto para o programa é de R$30 milhões, com recursos 100% municipais. As instituições selecionadas deverão funcionar em locais onde não há vagas ofertadas pela prefeitura, seja através da rede própria ou por meio de convênio.

Por outro lado, vereadores da oposição, também ligados à educação, não Para a APLB-Sindicato e a categoria – que já se manifestou em sua maioria em assembleias – o Programa Pé na Escola, é uma forma do prefeito fugir de sua responsabilidade, com o fim do concurso público para a área de educação e terceirizando uma atividade fundamental do Estado.

Fotos: Aristeu Chagas